As duas piscinas cobertas do Centro Social Urbano (CSU) Rivadávia Vargas, entre a Vila Morangueira e o Jardim Liberdade, que estavam fechadas para uso havia 10 anos, voltaram a ser usadas pela população. Elas são as únicas piscinas públicas aquecidas e em ambiente coberto de Maringá, contam com condições de acessibilidade para portadores de deficiência física ou mental, segurança e instrutores.
As duas piscinas públicas foram entregues na manhã desta segunda-feira, durante solenidade de inauguração das obras de restauração do CSU.
O deputado federal Ênio Verri (PT), os estaduais Delegado Jacovós e Evandro Araújo (PSC) e o vereador Mário Verri (PT) destacaram a obra e a opção de lazer para a comunidade. “É momento de emoção ver uma obra dessa, que melhora a vida do maringaense”, citou Ênio Verri, complementando que foi morador do bairro e conhece muitas pessoas que frequentam o CSU. O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Robson Xavier, agradeceu e elogiou sua equipe e o prefeito Ulisses Maia. Ele destacou que o esporte em Maringá é um instrumento de inclusão social, também melhora a saúde e é opção de lazer. “Maringá está se transformando numa cidade muito melhor”, comentou o professor aposentado Aparecido Batista, 78 anos. Ele frequenta o CSU desde o começo e ficou feliz com as melhorias da reforma. Ulisses Maia aproveitou e citou que outras obras serão inauguradas em sua gestão, melhorando toda a cidade.
Investimento de R$ 3,5 milhões
Foi um ano de trabalho, que envolveu a substituições das instalações elétricas, incluindo lâmpadas de LED e de vapor metálicas, restauração das quadras de piso de cimento, de areia, além de reparos, limpeza e pintura de todo o complexo. As duas piscinas cobertas e aquecidas foram as que precisaram de mais investimentos.
O investimento na reforma do complexo foi de R$ 3,5 milhões com as obras levando pouco mais de um ano. Quase 800 alunos devem ser beneficiados com as melhorias.
A Secretaria de Esportes e Lazer informa que divulgará nos próximos dias a data de abertura das inscrições online para aulas e cursos no CSU em 18 modalidades. As primeiras serão para as quadras já nesta terça-feira, 15.
Mais de 40 anos de história
Pouca gente sabe e muitos do que sabem não se lembram, mas o Centro Social Urbano começou a funcionar no Parque de Exposição.
Explicando melhor: o parque pertencia à prefeitura (na verdade, pertence ainda) e a parte dos fundos foi reservada para a instalação de aparelhos públicos. É que nas cláusulas de doação de terrenos pela Companhia Melhoramentos há a exigência de que parte da área doada seja destinada a fins sociais e assim 30 mil metros quadrados foram repassados para o CSU, que ainda não existia.
Em 1980, com recursos do governo estadual, foi criado o CSU, que era apenas uma creche, um jardim da infância para 100 crianças, que ficariam durante o dia enquanto suas mães podiam trabalhar fora.
Com o tempo, o CSU passou a desenvolver atividades sociais, formativas, de saúde e recreativas.
Mais notícias de Maringá
Secretário municipais terão 317 metas para cumprir neste ano
Comentários estão fechados.