Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá é de risco médio

De acordo com o percentual, os bairros que apresentaram maior índice de infestação foram: Jardim Alvorada I, Jardim Pinheiros e Jardim Piatã.

  • O primeiro Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá (LIRA) de 2022 é de 2,4%, considerado risco médio. O levantamento da Prefeitura de Maringá se refere ao período de 10 a 14 de janeiro.

    O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, reforça a importância de seguir o combate à dengue com ações de prevenção. “Não devemos relaxar com os cuidados diários e a manutenção de nossos quintais sempre limpos. A dengue deve ser combatida todos os dias”.

    Desde o início do calendário epidemiológico, em agosto de 2021, foram registrados 62 casos de dengue em Maringá e nenhum óbito.

    De acordo com o percentual do índice por Unidade Básica de Saúde (UBS), os bairros adjacentes do Jardim Alvorada I apresentaram maior índice de infestação (4,9%), seguido do Jardim Pinheiros (4,7%) e Jardim Piatã (4,5%). O levantamento aponta que 48 % dos criadouros de dengue foram encontrados em lixos como recipientes plásticos e garrafas.

    LIRAO levantamento permite o monitoramento da dengue em todos os bairros do município. Os números são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate.  Segundo o gerente de Zoonoses, Eduardo Alcântara, o número indica que foram encontrados 2,4% de larvas nos imóveis das residências avaliadas.

    Os dados foram apresentados na reunião do Comitê de Mobilização Contra a Dengue nesta quarta, 1º. O comitê é formado por representantes de instituições públicas e privadas de diversos segmentos de Maringá.

    Comentários estão fechados.