Em Maringá, vacinação de crianças de 5 a 11 anos é prevista a partir de 14 de janeiro

No Paraná, 1.075.294 crianças com idade entre 5 e 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19. O número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde, e é baseado nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a publicação da Nota Técnica, a população dessa faixa etária foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que o Estado aguarda o recebimento dos imunizantes para dar início à vacinação do público infantil. A previsão do Ministério da Saúde é receber 3,7 milhões de doses do imunizante ainda em janeiro, parte de um montante de 20 milhões que serão adquiridos neste semestre para a vacinação pediátrica. O envio das doses aos estados será proporcional à população dessa faixa etária.

Segundo a Nota Técnica, a vacinação das crianças vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

Em Maringá

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade será iniciada em Maringá após envio do lote via Ministério da Saúde. A previsão do Governo Federal é que os lotes do imunizante direcionado às crianças deverão chegar aos Estados a partir do dia 14 de janeiro, com distribuição aos municípios nos dias subsequentes.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou na manhã da última sexta, 7, que a vacinação de crianças será realizada nos Centros de Educação Infantil (CMEIs), próximos de Unidades Básicas de Saúde (UBS´s).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *