Prefeitura quer todos no Dia D de combate à dengue

Os trabalhos incluem cerca de 8 mil visitas dos agentes a residências em bairros em que foram encontrados criadouros do mosquito

  • Esta sexta-feira, 3, será o Dia D de combate à dengue em Maringá, uma iniciativa da prefeitura que envolve várias secretarias e espera a adesão total da população.

    A ação começa com um mutirão de orientação com distribuição de material informativo para combate ao mosquito Aedes aegypti e início da coleta seletiva de materiais em regiões selecionadas pelo município.

    As ações serão iniciadas a partir das 8h30 da sexta-feira na Escola Geraldo Meneguetti, localizada na Rua Guatemala, 797, na Vila Morangueira, quando integrantes da gestão municipal explicarão com detalhes as estratégias relacionadas ao combate à dengue durante o Dia D.

    No sábado, 4, equipes de servidores da Prefeitura de Maringá darão sequência às ações, com realização de coleta de materiais recicláveis que potencialmente podem acumular água.

    8 mil visitas

    De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, o Dia D mobilizará todo o contingente de 190 Agentes de Controle da Dengue, abrangendo um território de 195 quarteirões e expectativa de atingir cerca de oito mil residências, entre os bairros Jardim Alvorada I, Vila Operária, Zona 6, Parque Hortência II e Parque Grevíleas I e II.

    O critério de seleção considerou a maior vulnerabilidade dessas regiões, conforme número de notificações no período epidemiológico, índice predial de incidência de larvas de Aedes aegypti, conforme levantamento do 4º LIRA de 2021 e características do bairro que favorecem a proliferação do mosquito.

    Foco nas residências

    Vistoria nas casas pelos agentes de endemias é o principal trabalho de prevenção e conscientização realizado pela Secretaria de Saúde de Maringá. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, 80% dos focos de dengue estão nas casas. Esse dado aumenta a responsabilidade das pessoas no combate ao mosquito.

    dia d
    Cidade já registrou 65 casos de dengue desde agosto do ano passado / PMM

    O que você deve fazer: vistoriar o quintal diariamente para mantê-lo limpo e sem água parada, amarrar bem o saco de lixo, jogar o lixo no lixo e não nas vias públicas, cobrir espaços que acumulam água com lona, tampar caixas de d′água e limpar a piscina com produtos químicos.

    Nas ruas e nas escolas

    Uma campanha de conscientização buscando informar a população sobre as práticas de combate ao agente causador de dengue, zika vírus e chikungunya já foi iniciada há duas semanas pela Prefeitura de Maringá.

    Foram distribuídos 30 outdoors em vários pontos da cidade com a campanha publicitária que chama a atenção das pessoas para o combate à dengue. As ações têm contado com apoio irrestrito de toda a imprensa e órgãos de comunicação em geral.

    De forma concomitante ao Dia D, serão realizadas atividades de ensino direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental I em todas as 52 Escolas Municipais, abordando o tema da campanha “DENGUE. Quando você não age, o inimigo avança”. Cada um dos 15.647 alunos de 1ª a 5ª série receberá material de apoio para discussão do tema em sala de aula e de forma lúdica refletir sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

     

    Veja também

    Ferramenta Gov.Br envia mensagens para ofertar serviços públicos digitais

    Comentários estão fechados.