Pagamento do 13° e contratações temporárias ajudam a aquecer a economia e melhoram as vendas .
Com a Black Friday e o Natal, o comércio terá duas das datas mais importantes do ano para vendas, tudo em um espaço de menos de um mês com vários motivos para o aquecimento da economia, como o pagamento do 13º. Salário pelas empresas, contratações para empregos temporários e, o que é decisivo, o retorno de todas as atividades diante do avanço da vacinação contra a covid-19 e, consequentemente, a redução nos contágios pelo vírus.
Essas são as principais razões para o otimismo dos comerciantes. As vendas neste fim do ano no comércio paranaense têm tudo para ser motivo de comemoração entre lojistas e empresários do setor. Isto ficou demonstrado no resultado da pesquisa divulgada pela Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Segundo o levantamento realizado em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão, os comerciantes estão otimistas tanto para a Black Friday quanto para o Natal.
A maioria dos entrevistados acredita que as vendas serão melhores que as do mesmo período do ano passado, quando o movimento nas lojas físicas reduziu em função das restrições causadas pela pandemia e as vendas online aumentaram. A expectativa agora é de uma inversão no quadro, com aumento nas lojas físicas e queda no comércio online. “Isso se justifica pelo avanço da vacinação, a melhora nos números da pandemia e com os consumidores sentindo-se mais seguros para sair às compras, tanto na Black Friday quanto no Natal”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.
Lojas aderem à Black Friday
Em relação a Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses fará promoção. Em Maringá, 63% vão aderir ao movimento e 56% esperam vender mais que no ano anterior.
Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday serão superiores às do ano passado. Em todo o Estado, a expectativa é de crescimento de 16%. Isso porque comerciantes farão mais promoções e acreditam que as pessoas estão mais confiantes com as vacinas e a melhora nos números da pandemia.
Natal com mais vendas e mais empregos temporários
Quando se trata do Natal, a pesquisa aponta que, em todo o estado, a maioria dos entrevistados também aposta em um maior número de vendas em relação às do ano passado. A expectativa é de crescimento de 14%
Comerciantes de Maringá estão animados, já que 74% dos empresários estão com alta expectativa em relação às vendas. Em relação ao número de contratações, quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários para o final do ano. Em Maringá 43% farão contratações.
Mais da metade dos comerciantes paranaenses pretende contratar até dois funcionários. Segundo a pesquisa, o número médio chega a três funcionários a serem contratados.
Comentários estão fechados.