No feriado da padroeira, circuito de cicloturismo apresenta as novidades da zona rural da região

  • O feriado consagrado a Nossa Senhora Aparecida, na próxima terça-feira, 12 de outubro, será de contato com a natureza para mais de 400 pessoas de diferentes idades que participarão da primeira etapa do 1ª Circuito Metropolitano de Cicloturismo. Durante a viagem, vão conhecer os pratos, cafés, pães, bolos preparados nas propriedades da agricultura familiar, córregos, estradas, pequenas cachoeiras e outras belezas que continuam escondidas para quem vive nas cidades.

    A pedalada terá saída será no Shopping Paraná Moda Park, em Maringá. Serão duas opções de percurso. O primeiro, de 21 quilômetros até Água Boa. E o percurso total, passando por Paiçandu, Doutor Camargo, chegando em Ivatuba, com 52 quilômetros.

     

    O que a região tem para mostrar pode surpreender

    O 1º Circuito Metropolitano de Cicloturismo é promovido pela prefeitura de Maringá, em parceria com as prefeituras de Paiçandu, Doutor Camargo e Ivatuba, organizado e coordenado pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da prefeitura de Maringá.

    circuito de cicloturismo
    Paradas para um lanche não vão faltar na estrada Foto: PMM

    O secretário de Assuntos Metropolitanos, Fausto Herradon, diz que o evento é multidisciplinar pois alia turismo, saúde, educação, esportes e lazer.

    O ponto de partida, o Shopping Paraná Moda Park, em Maringá, apresenta aos participantes um dos setores mais destacados da região, o atacado de moda. No caminho, os participantes passarão pela Igreja Marilá, em Paiçandu, o primeiro templo religioso construído em alvenaria na região. Chegou a ficar deteriorado, mas a fé uniu os moradores que reformaram a igreja, que recebe missas no quarto domingo do mês.
    Um ponto curioso do percurso é a barraquinha de autosserviço que vende produtos dos sitiantes locais. A iniciativa partiu dos proprietários do Sítio São Francisco que, aliás, serve café rural e tem área para camping e piqueniques. Fica na estrada Serrinha, em Dr. Camargo. A barraca não tem atendentes e confia na honestidade da clientela, formada principalmente por ciclistas e motociclistas que trafegam pela região. Nas prateleiras, mel, pimenta, geleias e outros produtos frescos.
    A organização é da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá e Provopar, com participação da Amusep e prefeituras de Paiçandu, Dr. Camargo e Ivatuba e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Diretoria de Turismo de Maringá, Paraná Esportes, Acim Esportes, Coordenação Regional da Casa Civil, Quarta Cia da Polícia Rodoviária Estadual, 3ª Cia Ambiental Força Verde. Os patrocinadores são Unicesumar, Galeria dos Esportes, Colégio Materdei, Sicredi, Paraná Moda Park, Sayfi, Suco Floraí e Nair Saúde.

    Comentários estão fechados.