Contorno Sul Metropolitano de Maringá será licitado dia 20, garante Ricardo Barros

4 de outubro de 2021
contorno sul metropolitano de maringá
A linha verde é a pista projetada para contornar Maringá e Sarandi Foto: Google/Reprodução

O deputado federal Ricardo Barros (Progressistas), líder do governo na Câmara, garante  que a obra do Contorno Sul Metropolitano, que contornará quatro cidades e passará pelas principais rodovias da região, será licitada no próximo dia 20. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 1º. deste mês.

A informação foi dada ao parlamentar pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e tornada pública por Barros durante a solenidade de inauguração de obras no Aeroporto Regional de Maringá, executadas com recursos federais captados pelo próprio deputado.

contorno sul metropolitano de Maringá
Barros soube da licitação pelo presidente Bolsonaro Reprodução

O Contorno Metropolitano já teve seu início anunciado várias vezes, todas pelo próprio Ricardo Barros. Houve vezes em que ele tinha certeza da realização, como final do governo Dilma Rousseff, quando ele foi o relator do Orçamento Geral da União e assegurou os recursos necessários para a construção do contorno.

Trata-se de uma obra ligando dois pontos da BR-376. Pelo projeto, ele começa na BR-376 entre a área urbana e o distrito de Iguatemi, segue em direção ao sul, cruzando a PR-323 próximo à área urbana de Paiçandu, continua para o sul, passando próximo ao Aeroporto Regional, depois cruza a PR-317, passa pelo Parque Tecnológico e segue em direção leste, passando por fora de Maringá, por fora de Sarandi e volta à BR-376 em Marialva, totalizando 32 quilômetros de rodovia, com duas pistas e pelo menos quatro viadutos.

O valor da obra está sob sigilo, mas sabe-se que só a primeira fase já esteve orçada em R$ 300 milhões.

Para Ricardo Barros, que trabalha neste projeto há cerca de 10 anos, além de importante obra de infraestrutura, o Contorno Sul Metropolitano vai impulsionar a economia regional com a abertura de novos parques industriais.

“É uma obra muito cara e muito bem projetada. Vai salvar muitas vidas no trânsito e vai ampliar a oferta de áreas industriais da região metropolitana de Maringá”, diz.