Funcionários da Sanepar farão mutirão de limpeza no Córrego Mandacaru em Maringá, na segunda, 27

24 de setembro de 2021
Mudas de árvores serão plantadas nas proximidades do córrego/ Foto - Divulgação Sanepar

Na segunda-feira, 27, empregados da Sanepar e parceiros participarão de um mutirão de limpeza no Córrego Mandacarú, em Maringá. A ação integra o rol de atividades da Semana do Voluntariado no Paraná, dentro do eixo temático ambiental.

A partir das 9h, um circuito com cinco atividades será iniciado. Serão abordados temas como a importância da qualidade da água, o consumo consciente de energia em tempo de crise hídrica, educação ambiental para a questão dos resíduos e o uso do lodo de esgoto na agricultura.

Haverá, ainda, o plantio de 50 mudas de espécies nativas. Os parceiros envolvidos na ação em Maringá são a Sanepar, o Rotary Club, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA), Copel e Instituto Água e Terra (IAT).

A Semana do Voluntariado no Paraná foi criada em 1990, tendo o dia 27 como data alusiva ao Voluntário do Paraná. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), do Governo do Estado. O objetivo original é incentivar e multiplicar ações voluntárias por todo território paranaense.

Eventos online e presenciais serão realizados todos os dias da semana em diferentes cidades, com a promoção de empresas públicas estatais e outros órgãos. No eixo ambiental, a meta é envolver a comunidade local em um grande movimento de mobilização pela água e pelo meio ambiente.

No eixo ambiental, a meta é envolver a comunidade local em um grande movimento de mobilização pela água e pelo meio ambiente. A proposta de ações atende os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 11 e 12: Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Sustentáveis, respectivamente.

Em função da pandemia, as vagas deverão ser preenchidas previamente, por meio de inscrição. E, em caso de condições climáticas desfavoráveis, a atividade pode ser cancelada.