Maringá começa a aplicar a 3ª dose em pessoas com mais de 90 anos e imunossuprimidas

As autoridadres de saúde consideram importante o respeito ao tempo entre a 2ª e a 3ª dose da vacina contra a covid para a garantia do efeito protetor

22 de setembro de 2021
3ª dose
Para receber o reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido a segunda dose a pelo menos 180 dias Foto: Aldemir de Moraes

Maringá inicia nesta quinta-feira, 23, a aplicação de 3ª dose de vacina contra a covid-19 em pessoas com 90 anos ou mais que tenham recebido a 2ª dose a pelo menos 6 meses. Também podem receber a dose de reforço pessoas com alto grau de imunossupressão, desde que faça pelo menos 28 dias que tomaram a segunda dose.

São considerados pessoas imunossuprimidas aquelas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia, transplantados de órgão sólido ou células-tronco, pessoas com HIV/Aids, corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia por mais de 14 dias, drogas modificadoras da resposta imune, doenças intestinais inflamatórias, hemodiálise e doenças imunomediadas inflamatórias crônicas). Este público deve apresentar comprovações como declaração médica, receita, exames ou encaminhamento.

Éimportante destacar que a dose de reforço vale para pessoas com 90+ e imunossuprimidos que tenham tomado as duas primeiras doses de Pfizer ou de outro fabricante (imunizante que será aplicado nesta quinta-feira). Ou seja, mesmo quem tomou Coronavac ou Astrazeneca deve tomar o reforço da Pfizer. Todos devem apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.

A segunda dose segue destinada para todos os públicos. Confira na caderneta de vacinação se já chegou o momento de receber a imunização completa. Leve o documento pessoal com foto e carteira de vacina. Confira os locais de vacinação:

3/ª DOSE PESSOAS COM 90+
9h às 17h: UBS Tuiuti, Iguaçu, Iguatemi, Guaiapó-Requião, UBS Pinheiros, UBS Mandacaru e UBS Policlínica Zona Sul

9h às 16h – UBS Floriano, UBS Aclimação, UBS Alvorada III, UBS Império do Sol, UBS Grevíleas, UBS Universo, UBS Cidade Alta e UBS Olímpico.

3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS
9h às 17h – UBS Iguaçu, UBS Mandacaru, UBS Pinheiros, UBS Zona Sul e UBS Tuiuti

2ª DOSE
AstraZeneca:
9h às 17h – UBS Iguatemi, UBS Tuiuti, UBS Iguaçu, UBS Guaiapó-Requião, UBS Pinheiros e UBS Policlínica Zona Sul

9h às 16h – UBS Morangueira, UBS Vila Operária, UBS Floriano, UBS Aclimação, UBS Alvorada III, UBS Império do Sol, UBS Grevíleas, UBS Universo, UBS Cidade Alta, UBS Olímpico e UBS Zona 7.

Pfizer:
9h às 17h: UBS Pinheiros, UBS Tuiuti, UBS Iguaçu, UBS Zona Sul e UBS Mandacaru

9h às 16h: UBS Morangueira, UBS Vila Operária, UBS Alvorada 3 e UBS Zona 7

Coronavac:
9h às 16h – UBS Vila Operária e UBS Morangueira