Estão abertas as inscrições para o “Passaringá”, evento de observação de aves

18 de setembro de 2021
O evento será no Parque do Ingá/ Foto - Aldemir de Moraes/PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, abriu inscrições para o “Passaringá”. Trata-se de um evento de observação de aves no Parque do Ingá aberto para todas as idades (menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Será no dia 10 de outubro no período da manhã. Serão formados grupos de no máximo 20 pessoas, com várias opções de horários.

Por se tratar de um local popular, o Parque do Ingá recebe frequentemente muitos observadores independentes que fazem pesquisas sobre a preservação da diversidade de espécies de aves no local. Mas, além dos majestosos pavões, que encantam as pessoas, o visitante comum não percebe a riqueza da fauna em toda área do parque.

O Passaringá propõe, por meio de uma visita guiada, promover a contemplação das espécies além de informar sobre cada uma delas. Dessa forma, o visitante ressignifica seu olhar para o meio ambiente e os animais que vivem ali. Para participar, é importante o uso de roupas confortáveis, repelente e, se possível, levar câmeras fotográficas e binóculos para observar os animais.

Priscilla Esclarski, responsável pela organização, explica a importância dessa ação: “O evento visa aproximar o cidadão das pesquisas que são realizadas no Parque do Ingá, deixá-los entender como são realizadas, mostrar os resultados e principalmente demonstrar que eles enquanto cidadãos podem também contribuir pra pesquisa e conservação das aves dos parques da cidade. Tudo isso numa trilha interativa, que promove além de muita informação o contato com a natureza.”

Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: [email protected]