“Gunda”, capoeira e palhaços abrem a agenda cultural de Maringá nesta sexta-feira, 17

  • O documentário “Gunda” (2020, 1h33 de duração), de Voktor Kossokovsky e que tem entre seus produtores o ator e diretor Joaquin Phoenix, ganhador do Oscar interpretando o palhaço Coringa, abre a programação cultural desta sexta-feira, 17, em Maringá, dentro do projeto Convite ao Cinema.

    A apresentação acontece a partir das 20 horas no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e o debate acontece online no sábado, também as 20 horas, com entrada permitida na sala do Google Meet até 21h10.

    O coordenador do projeto cinematográfico, Paulo Campagnolo, dá um brinde ao seu público: um filme surpresa também está disponível no formulário online.

    “Gunda”, um documentário pró-vegano, tenta convencer o público a abrir mão da carne. Para isso, segue a jornada de encantadores animais de criação, cujo destino é o matadouro.

    O espectador não precisa de um enredo para saber onde Gunda, a porca norueguesa que dá nome ao filme, e seus filhotes vão terminar seus dias. “A vida dos porcos não tem muitos mistérios. Eles viram linguiça”, afirma o diretor do documentário, Victor Kossakovsky.

    “Mas Gunda ficou famosa. Tanta gente deixou de comer carne [por causa do filme] que o dono da fazenda resolveu deixá-la viver em paz até o fim dos seus dias”, explica.

    Semana da Capoeira

    A agenda cultural da Prefeitura de Maringá esse fim de semana tem programados eventos de cinema, teatro e a Semana da Capoeira. A capoeira é o destaque, com a sexta edição do evento afro-brasileiro de cultura popular que começou na quinta-feira.

    São três dias, prosseguindo até este sábado, numa parceria entre as secretarias de Cultura e da Juventude e Igualdade Racial. A Semana da Capoeira inclui apresentações e debates transmitidos pela página do YouTube da Secretaria de Cultura.

    Cotidiani

    gunda
    Em “Cotidiani”, palhaços interagem com a platéia em situações comuns no dia a dia de todos Foto: Divulgação

    Além de “Gunda”, a agenda cultural tem nesta sexta, às 20h, o Convite ao Teatro com o espetáculo circense “Cotidiani”, no Teatro Barracão. No enredo, um grupo de palhaços interage em situações comuns do cotidiano e brincadeiras tradicionais.
    A peça faz com que todos experimentem um sentimento puro e inocente, presente naqueles que se permitem ser o que são, que se libertam das amarras sociais e se deixam ser no momento presente.

    SERVIÇO

    Convite ao Teatro
    hoje, às 20h, espetáculo “Cotidiani”, no Teatro Barracão, na praça Professora Nadir Cancian, Zona 7, entrada gratuita

    Convite ao Cinema
    – hoje, às 20h, filme “Gunda”, no auditório Hélio Moreira e amanhã o debate.
    LINK . https://forms.gle/CLT2UuzBPzyCwSsL7
    – filme surpresa
    LINK . https://forms.gle/VMf3zwwi6uTGo6U37

    Semana da capoeira
    – hoje (17), às 19h, apresentação da Associação de Capoeira Arte
    – 19h30, mesa “A função social da Capoeira”,
    – amanhã (18), às 19h, apresentação da Associação de Capoeira Mandinga-ê
    – 19h30, mesa “A Capoeira na escola”
    – 21h, apresentação Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
    LINK . https://www.youtube.com/channel/UCuytnbkOuSMmsLelLuUiTqA

    Exposição Arte e Identidade do Artesanato de Maringá
    No Centro de Ação Cultural, na avenida XV de Novembro, 514, entre segunda e sábado, entrada gratuita

    Comentários estão fechados.