Prefeitura pretende instalar 70 novas câmeras de monitoramento em Maringá

  • A prefeitura de Maringá vai contratar uma empresa especializada para a instalação de 70 câmeras de videomonitoramento nos principais pontos da cidade. O edital foi publicado ontem, 9, e a abertura das propostas será no dia 24 de setembro. O município está disposto a pagar até R$ 2.178.498 pelos equipamentos.

    As novas câmeras serão monitoradas por agentes de segurança pública que ficarão no Centro de Controle Integrado. O sistema de videomonitoramento nos pontos estratégicos de Maringá, deverá ofertar capacidade de fazer a “identificação facial, reconhecimento e leitura de placas e demais dados analíticos”.

    A empresa vencedora terá de fornecer um software de processamento de dados, análises e Big Data, integrados com os sistemas e bancos de dados das forças de segurança e órgãos públicos e privados. Com isso, criar ações de auditoria e inteligência na prevenção e ações efetivas de combate à criminalidade, visando a redução dos índices, maior segurança e promoção do bem-estar da população.

    O sistema deverá ter como base de operação o Centro de Controle Integrado de Maringá, onde por meio de uma rede de dados serão transmitidos em tempo real todas as informações dos pontos instalados, permitindo aos agentes a gestão na central.

    Segundo o edital, a Secretaria de Segurança prevê a instalação de 44 câmeras em pontos basicamente de acessos a cidade e que têm grande movimento de veículos. Vias como a avenida Colombo, as marginais ao Contorno Norte, viadutos importantes, saídas e entradas próximas aos distritos e às rodovias serão monitoradas.

    As outras 26 câmeras, chamadas no edital de ‘monitoramento interno’, serão instaladas em pontos de grande fluxo de pedestres. A prefeitura vai monitorar os seguintes locais: parques do Ingá, Japão, Alfredo Nyffeler, praças Raposo Tavares, Napoleão Moreira da Silva, Renato Celidônio, da Catedral e espaços como o pátio do Estádio Willie Davids, Vila Olímpica e sub prefeitura de Iguatemi.

    Comentários estão fechados.