Exposição ‘Pinturas do Inconsciente’ retrata o universo de pessoas com transtornos mentais

  • Exposição ‘Pinturas do Inconsciente’, do Hospital Psiquiátrico de Maringá, que comemora seus 59 anos de fundação, estará aberta à visitação a partir desta quarta-feira, 1º/09, no Aeroporto Regional de Maringá

     

    “Pinturas do Inconsciente: transformando o seu olhar” é o tema da XXVI Exposição Itinerante do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), que comemora seus 59 anos de fundação, e que está aberta à visitação pública durante todo este mês de setembro – de 1º a 14/09, no Aeroporto Regional de Maringá, e de 15 a 30, no Shopping Catuaí. A exposição é também parte da programação da XXV Semana do Paciente HPM, já que no ano passado, devido à pandemia, não foi possível a sua realização.

    “Quem tiver a oportunidade, vale a pena visitar a exposição para compreender melhor este universo das pessoas com transtornos mentais e que estão em tratamento integral. Cada tela traduz um sentimento, uma forma de comunicação com o mundo”, aponta a presidente do HPM, Maria Emília Parisotto Mendonça.

    As telas são vistas pela equipe multiprofissional do hospital como parte do tratamento, possibilitando a comunicação não verbal. “Uma pessoa depressiva, por exemplo, inicia pintando um quadro todo cinza. Ao final do tratamento já está desenhando algo alegre, como um pôr do sol. Essa evolução é acompanhada pela equipe médica e multiprofissional o tempo inteiro”, acrescenta. O “criar artístico” como forma adjunta ao tratamento psiquiátrico iniciou com pacientes esquizofrênicos graves, que não se comunicavam verbalmente e se estendeu para todos os demais em tratamento integral.

    A exposição é, ainda, uma forma de diminuir o estigma e a psicofobia –  preconceito em relação aos portadores de transtornos mentais. “As pessoas precisam enxergar que quem necessita de tratamento psiquiátrico é uma pessoa com sua criatividade e suas necessidades. Essa exposição itinerante, portanto, contribui para reduzir o preconceito, tanto do tratamento quanto em relação ao próprio doente, transformando o olhar sobre essas pessoas.

     

    História de pioneirismo

    Maria Emília conta como surgiu este trabalho pioneiro no hospital: “Dr. Onofre Pereira Mendonça, fundador do Hospital Psiquiátrico de Maringá, havia trabalhado com a médica psiquiátrica Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Aluna de Carl Jung, ela revolucionou o tratamento mental no Brasil ao incluir a Terapia Ocupacional no auxílio terapêutico”.

    Dra. Nise criou ateliês de pintura e modelagem com a intenção de possibilitar aos doentes reatar seus vínculos com a realidade através da expressão simbólica e da criatividade.

    “Esta experiência do Dr. Onofre Mendonça com Dra. Nise da Silveira levou-o a adotar o trabalho com as artes plásticas, que resultou no acervo do HPM, que é o material das ‘Exposições Itinerantes Transformando o Seu Olhar’, que ocorrem anualmente durante o mês de setembro em Maringá”, acrescenta Maria Emília. Inclusive o Espaço Multifuncional do HPM leva o nome da psiquiatra junguiana.

     

    Visita à exposição

    Visite a exposição “Pinturas do Inconsciente – transformando seu olhar” e conheça esse universo dos portadores de transtornos mentais. Durante todo o mês de setembro: de 1º a 14/09, no Aeroporto Regional de Maringá, e de 15 a 30, no Shopping Catuaí.

    Comentários estão fechados.