Wilson Matos é homenageado com a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho em sessão solene da Câmara de Maringá

  • Em uma sessão solene com a presença de autoridades, amigos e a equipe diretiva do Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar), o professor Wilson de Matos Silva, fundador e reitor do UniCesumar, viu reconhecidos seus quase 60 anos de trabalho realizados na cidade em que mora desde que tinha 5 anos de idade e ajudou a construir. Ele recebeu na quinta-feira, em uma sala de reuniões da Reitoria do UniCesumar, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, a mais importante das honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Maringá.

    Apenas uma pessoa a cada ano é contemplada com a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho e a de Matos foi sugerida pelo presidente da Câmara, Mário Hossokawa (Progressistas) e aprovada por todos os demais vereadores.

    Comenda dom Jaime
    O autor da homenagem, Mário Hossokawa, coloca a comenda em Wilson Matos Foto: Ivan Amorim

    A solenidade contou com a presença de todos os vereadores, o prefeito Ulisses Maia (PSD), do líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas), o deputado federal Luiz Nishimori (PL), deputado estadual Doutor Batista (PMN), toda a diretoria do UniCesumar e outros convidados. Mesmo acontecendo nas dependências da faculdade, tratava-se de um evento da Câmara, com número restrito de participantes devido às medidas para evitar contágios pelo coronavírus. Mas, o público pôde assistir pela TV UniCesumar e todo o evento está disponível no  YouTube da Câmara de Maringá.

    Olhando para o futuro sem perder de vista o presente

     

    Em um discurso bastante emocionado Matos agradeceu a homenagem. “Com muita honra, recebo a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, honraria máxima outorgada pelo Poder Legislativo de Maringá àqueles que prestaram 50 anos de serviços à nossa comunidade.”

    Comenda dom Jaime
    No discurso carregado de emoção, Wilson Matos fala de passagens de sua vida Foto: Ivan Amorim

    Ele relembrou alguns fatos da vida de Dom Jaime e destacou a liderança dele e sua atuação para o desenvolvimento de Maringá. Matos também entregou à Câmara um vídeo com um resumo da vida de Dom Jaime. “Espero que possa ser utilizado em outras entregas dessa honraria para que todos conheçam um pouco da história de Dom Jaime.”

    Matos fez um breve relato de sua vida, contou sobre seus empreendimentos e destacou que a educação sempre o encantou. “Sempre quis fazer mais, olhando para futuro sem perder de vista o presente e considerando nossas tradições e raízes. Seguiremos com nossa missão de promover educação de qualidade, formar profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária.”

     

    Ter Matos é privilégio de Maringá

    Ele agradeceu à família, aos amigos e aos vereadores e destacou o privilégio de poder contribuir diariamente para o crescimento da cidade. “Ser maringaense é mais do que morar na melhor cidade do país para se viver. É ter uma inquietude dentro do peito, pois é por este chão abençoado que o coração bate mais forte.”

    O prefeito Ulisses Maia destacou a atuação de Matos na área educacional. “Professor Wilson formou em Maringá uma dos maiores complexos educacionais do Brasil. Esta honraria é o reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade. Maringá é privilegiada por poder contar com pessoas como o professor Wilson.”

    Meio século de trabalho

    O presidente da Câmara, vereador Mário Hossokawa, destacou que a Comenda é entregue a quem tenha 50 anos de serviços prestados à comunidade. “É difícil encontrarmos quem preencha esses requisitos e que ainda esteja em plena atividade. O professor Wilson Matos é segundo cidadão maringaense a receber a comenda, maior honraria do Poder Legislativo.”

    Hossokawa ressaltou que Maringá é a cidade que é em grande parte pela atuação de Matos. “É interessante notar que praticamente em todas as ações que beneficiam Maringá há a participação do professor Wilson. Desejo muita saúde para que seus projetos ser tornem realidade. Esta Casa de Leis sente-se muito honrada em homenageá-lo.”

    O deputado federal Ricardo Barros e o deputado estadual Dr. Batista participaram da sessão e fizeram uso da palavra parabenizando o homenageado pela sua atuação e os Poderes Legislativo e Executivo pelo concessão da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho ao professor Wilson. O deputado federal Luiz Nishimori enviou um vídeo parabenizando o homenageado e a Câmara de Maringá.

    A vereadora Cris Lauer fez a entrega de um buquê de rosas à esposa do professor Wilson, Rose de Oliveira Kendrick e Silva.

    Comentários estão fechados.