Ministro Marcos Pontes é uma das atrações da Semana Acadêmica da Feitep

Compartilhar

Realizada desde o primeiro ano de funcionamento da FEITEP – Faculdade de Engenharias e Arquitetura, a Semana Acadêmica chega à sua décima edição em 2021. O evento será realizado de 30 de agosto a 3 de setembro, com o tema: “A Tecnologia a Serviço da Sociedade: Possibilidades e Desafios”. A 10ª Semana Acadêmica FEITEP contará com quase 30 palestras, um workshop e cerca de 12 cursos, e a participação especial do ministro Marcos Cesar Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O evento é aberto a todo profissional e estudante de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo ou qualquer pessoa que tenha interesse no assunto. A carga horária mínima é de 20h, podendo ser estendida de acordo com a participação de cada inscrito, com certificado de participação e apresentação de trabalho.

As inscrições permanecem abertas até o próximo dia 28, sábado, e as inscrições podem ser feitas neste link. O Diretor Acadêmico professor doutor Antonio Peixoto considera que esse seja o maior evento de integração da comunidade acadêmica da FEITEP. “É o momento para discutir a prática em nível profissional e de formação do engenheiro e arquiteto urbanista. O aluno tem a oportunidade de buscar atualização do que está acontecendo dentro do contexto da área do curso, oportunidade de visualizar o que está aprendendo para além da sala de aula e oportunidade de visualizar as intersecções da sua área com as outras áreas”, declara.

O objetivo principal do evento é, desde 2012, promover espaços para discussão de conceitos transversais à formação inicial do Engenheiro e do Arquiteto Urbanista. A FEITEP realiza isso a partir de palestras, workshops, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos pelos alunos e a própria discussão que ocorre ao redor disso.

Além da presença de Marcos Pontes, outros grandes nomes da Arquitetura e Engenharias estarão presentes, como:

  • Bruno Fontes: Realizará a palestra de abertura, “A Tecnologia a Serviço da Sociedade: Possibilidades e Desafios”. É gerente da Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistemas de Controle da Superintendência de Engenharia da ITAIPU Binacional.
  • Kaique Macedo: Realizará a palestra “Plantão Engenharia”. Kaique é criador do Plantão Engenharia, com mais de 80 mil seguidores nas redes sociais e, atualmente, a maior plataforma online de Engenharia do país. É também especialista em Vendas e Negociação pela PUC-RS e Engenheiro Civil há 6 anos.
  • Eduardo Martinez: Realizará a palestra “Manejo de percevejos na cultura da soja”. É Engenheiro Agrônomo, Eduardo trabalha a mais de 10 anos na Multinacional Bayer S/A. Atualmente atua com desenvolvimento de mercado na empresa Adama Brasil.
  • Evandro Rodrigues da Silva: Realizará a palestra “Metodologia BIM”. Evandro é Engenheiro Civil e sócio Diretor da BRAVO Empreendimentos e Engenharia. Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com MBA em Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias, em andamento, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
  • Edwin Calla Durandal: Realizará a palestra “Aplicações Práticas de IOT na Eletromobilidade. Edwin é professor e empresário com formação diversificada em ensino, energias renováveis, automação industrial, identificação e controle de sistemas, e também um apaixonado pesquisador. Edwin recebeu seu M.Sc. em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui graduação em Engenharia Mecatrônica – Universidad Católica Boliviana (2014). Tem experiência nas áreas de Robótica, Mecatrônica, Automação e Controle. Seus interesses de pesquisa são: identificação de sistemas, controladores livres de modelo, controladores preditivos, controladores adaptativos, controladores em tempo real e energia renovável. Atualmente, Edwin é Chefe de Engenharia Mecatrônica e Coordenador de Engenharia de IoT da Universidade Católica Boliviana. Além disso, ele é o cofundador e CTO da Trippy Mobility e da Ajna Consulting.

Ministro Marcos Cesar Pontes

Membro da turma 1998 de astronautas da NASA (EUA) e da equipe de cosmonautas de ROSCOSMOS (Rússia) em 2005, o Senhor Ministro Marcos Cesar Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço e o primeiro astronauta e cosmonauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.

Pontes realizou a Missão Centenário em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa, trabalhando 10 dias na Estação Internacional Espacial como Especialista de Missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.

Pontes é Tenente-coronel Aviador R1 da Força Aérea Brasileira, Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea Brasileira, engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia (Estados Unidos) e piloto de teste de aviões de caça com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

É gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing com 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Pontes é embaixador honorário da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Em 2018, Marcos Pontes, foi eleito suplente do Major Olímpio no Senado Federal por São Paulo. Mandato 2019-2027. Em janeiro de 2019, no governo Jair Messias Bolsonaro, assumiu o cargo de Ministro de Estado do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2020 passou a ser o ministro do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento do país, promovendo políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros.

Serviço

Tema: A Tecnologia a Serviço da Sociedade: Possibilidades e Desafios

Quando: 30 de agosto a 3 de setembro

Onde: Online

Inscrições: https://feitep.jacad.com.br/academico/eventos


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas