Professora Elza Meller será homenageada com título de Cidadã Benemérita

24 de agosto de 2021
Elza Meller
A professora Elza fundou o Colégio Paraná há mais de 50 anos e até hoje é diretora da Faculdades Maringá

Os vereadores de Maringá aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira, 24, o título de Cidadã Benemérita de Maringá para a pioneira, professora e empresária Elza Korneiczuk Meller, fundadora do Colégio Paraná e da Faculdades Maringá. A data da entrega do título a Elza Meller deverá ser definida em breve.

A homenagem à professora Elza foi sugerida pelo presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), que pretende assim homenagear a família Korneiczuk, que está em Maringá desde 1948. O vereador citou que o pai de Elza, Gregório Korneiczuk, trabalhava com madeiras, dono de uma serraria na Estrada Mandacaru, onde nasceu a Vila Progresso. Hossokawa refrescou a memória dos seus pares – os de mais idade, claro – ao citar que as toras gigantescas que permaneciam na Esplanada, o espaço do pátio de manobras que ocupava toda a área entre a linha férrea e a Avenida Prudente de Moraes, no trecho compreendido entre as avenidas São Paulo e Paraná, pertenciam a Gregório.

Elza tinha cinco anos quando chegou em Maringá, fez o curso primário na Escola Visconde de Nácar (que depois foi batizada como Gerardo Braga e hoje é o Colégio Santa Maria Goretti), no Maringá Velho, depois fez o Normal no Colégio Santa Cruz, estudou também no Gastão Vidigal, que na época ainda era onde hoje é o Instituto de Educação.

Com 16 anos, Elza mostrou seu espírito empreendedor ao instalar a Móveis Mauá e na década de 1960 trouxe para Maringá, junto com o marido, o professor Amauri Meller, o curso supletivo para maiores de 16 anos, nascendo assim o Colégio Paraná, onde ela foi diretora e continua atuando até hoje, cinco décadas depois.

Hoje, próximo de completar 80 anos, a professora Elza Meller, mãe de três filhos e com oito netos, continua fazendo o que sempre fez: trabalhando. Além de atuar na direção do Colégio Paraná, está também na diretoria da Faculdades Maringá.