Expoingá é adiada pela quarta vez; a expectativa é que aconteça em maio de 2022

12 de agosto de 2021
expoingá
DCIM100MEDIADJI_0222.JPG

A Exposição Feira Agropecária de Maringá, a Expoingá, o maior evento anual do noroeste do Paraná, não terá edição também neste ano, conforme anúncio feito nesta quinta-feira, 12, pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), organizadora da feira. Este foi o quarto adiamento e assim a Expoingá deixa de ser realizada pelo segundo ano seguido.

Segundo a presidente da SRM, zootecnista Maria Iraclézia de Araújo, a feira estava marcada para outubro, mas não era uma decisão fechada, porque a realização ou não dependia do comportamento da pandemia de covid-19. Como falta poucos dias e a campanha de vacinação não avançou o suficiente, a decisão foi para não colocar a população em risco.

“Primeiro a gente se preocupa em preservar a vida. O resto a gente consegue retomar no momento propício”, disse ela, lembrando que o coronavírus já trouxe muitos infortúnios para a população maringaense, inclusive para a Sociedade Rural, que perdeu diretores para a doença.

A diretoria remarcou a realização da feira para 5 a 15 de maio de 2022, dentro dos festejos alusivos ao aniversário de Maringá.

“Quando a pandemia chegou, no começo de 2020, pegou-nos a 48ª edição da Expoingá toda preparada, estávamos com os artistas contratados, os espaços do parque contratados e as pessoas que exporiam seus produtos e animais também já estavam preparados. Faltavam poucos dias para começar, mas respeitamos a orientação das autoridades e suspendemos a feira, a princípio para novembro do ano passado, depois adiamos novamente para maio deste ano. Como o número de casos e de mortes cresceu novamente, mudamos para outubro próximo, mas já vimos que não há condições seguras para realizar o evento”, explicou a presidente.

 

Sobre a decisão, a Sociedade Rural divulgou a seguinte nota:

“No último ano e meio, a Expoingá teve que fazer o que melhor sabe: reinventar-se! E é nesse momento de resiliência e reinvenção que a Sociedade Rural de Maringá, através de sua diretoria, conselhos e parceiros, comunica o adiamento da 48ª Expoingá para 5 a 15 de maio de 2022. Estamos nos preparando para entregar a melhor feira de todos os tempos e essa espera visa garantir a segurança e o bem-estar de todos.

O agronegócio está cada vez mais profissionalizado em seus processos produtivos, aliado à ciência, ao conhecimento, à sustentabilidade e à tecnologia. Ele deu a grande demonstração da sua importância ao garantir a produção e o abastecimento durante a pandemia. Em 2022, a Expoingá virá com as novidades do segmento e apresentará o diferencial competitivo dos principais setores da economia.
O público do entretenimento aguarda reviver em 2022 as melhores experiências, o tão esperando reencontro com seus artistas preferidos, assistindo presencialmente aos shows e aos rodeios, a adrenalina nos brinquedos radicais no Parque de Diversões, as atrações culturais, uma visita ao Agromuseu, entre outras atrações.
Com demonstração de otimismo e confiança no país, nas autoridades políticas e sanitárias, nas lideranças institucionais e no setor produtivo, reafirmamos o compromisso e o propósito de realizar uma feira de referência, com o tão aguardado retorno do público aos grandes eventos e voltarmos com força máxima com o melhor dos setores da indústria, comércio, serviços, agricultura, pecuária, além de uma além de uma programação técnica diversificada e de muito entretenimento e lazer.”