Maringá antecipa para 30 anos a vacinação do público em geral nesta terça-feira

10 de agosto de 2021
dose complementar
A aplicação da dose complementar depende de autorização da Anvisa Foto: Alejandra de Lucca/Ministério da Saúde do Chile

A vacinação de primeira dose para o público em geral, por faixa etária, interrompida em Maringá por vários dias por falta de vacinas, continua nesta terça-feira. Por volta das 10 horas, a prefeitura anunciou que a vacina contra a covid-19 no município hoje está disponível para o público de 30 anos. Até então a vacinação ocorria para pessoas com 31 anos ou mais, até 59.

A redução no envio de doses para Maringá resultou em severas críticas do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), à Secretaria de Saúde do Paraná, que deixou de fazer os envios de doses seguindo o princípio da proporcionalidade. Maringá, que tem mais de 50% dos moradores da área de cobertura da 15a. Regional de Saúde, vinha recebendo nas últimas semanas em torno de 36% das doses que chegaram à Regional.

Nesta segunda-feira, o município deu entrada na Justiça a uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer com Tutela de Urgência, com o objetivo de impor à Secretaria de Estado da Saúde a obrigação de restabelecer o total de doses de vacina contra a covid-19 a que Maringá tem direito, proporcionalmente.

A aplicação das doses ocorrerá das 9 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Iguaçu, Floriano (com agendamento), Iguatemi, Mandacaru, Pinheiros, Tuiuti, Policlínica Zona Sul, Império de Sol, Alvorada 3 e Zona 7.

É necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço (no nome da pessoa a ser vacinada, ou caso esteja no nome do cônjuge apresentar certidão de casamento ou união estável) e carteira de vacinação.

A 2ª dose é destinada para todos os públicos. Confira na carteira de vacinação se já chegou o momento de receber a dose de reforço. É necessário apresentar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Confira os locais de vacinação:

2° dose:
Coronavac e Astrazeneca
9h às 16h: UBS Morangueira
9h às 16h: UBS Vila Operária

Astrazeneca
8h às 17h: Sala de Vacina da Secretaria de Saúde
9h às 17h – UBS Iguatemi
9h às 17h – UBS UBS Floriano (com agendamento)