Em 2022, no dia do aniversário de Maringá, 10 de maio, a cidade comemora também os 50 anos da inauguração da Catedral Nossa Senhora da Glória, não somente um símbolo religioso mas também o mais conhecido monumento da cidade. Em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, a imagem de Maringá está sempre associada à Catedral, há meio século.
Nesta terça-feira, 3, O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), recebeu no Paço Municipal a Comissão das Festividades da Catedral, que trabalha na preparação da programação alusiva ao aniversário do templo. Estiveram presentes o padre Dirceu, pároco da Catedral, o vice-prefeito Edson Scabora e secretariado municipal, envolvendo as pastas de Turismo, Cultura e Obras.
Grande apoiadora das festividades envolvendo um dos principais pontos turísticos de Maringá, a administração municipal anunciou que haverá a Semana do Turismo, prevista para setembro deste ano, com programação também dedicada à história da Catedral e a importância do monumento para a identidade imaterial do município.
Em acordo com a Comissão das Festividades da Catedral e Arquidiocese de Maringá, há uma série de medidas que estão sendo idealizadas pela gestão municipal que buscam viabilizar o turismo religioso de maneira mais intensa na cidade. “A Catedral é a cara de Maringá”, disse Ulisses Maia.
O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, revelou que há projetos para a viabilização de guias turísticos, pátio para ônibus turístico e ainda um aplicativo que informará visitantes acerca da história da cidade e também da Catedral.
“Estima-se que 3 milhões de pessoas passem pelo Paraná em uma rota turística cujos destinos são Santa Catarina e Paraguai. A ideia é que os turistas passem por Maringá e permaneçam pelo menos um dia aqui. Mas precisamos oferecer condições adequadas para que o turismo se torne mais aquecido, e tudo isso certamente passa pela Catedral, ponto para a rota da fé e para quem aprecia visitar belos monumentos”, afirmou Cordiolli.
PREPARATIVOS – Durante a reunião, alguns projetos relacionados aos 50 anos da Catedral foram revelados, a exemplo da instalação de um carrilhão de sinos no mirante da basílica, um livro comemorativo que será lançado ano que vem e ainda a aguardada autorização do uso turístico do elevador da Catedral.
Comentários estão fechados.