Como cidade com vacinação mais avançada contra a covid-19, Maringá vacina hoje quem tem 37 anos

  • Como cidade brasileira em que a vacinação contra a covid-19 está mais avançada, onde 52% de seus moradores já receberam a primeira dose, Maringá vacina nesta terça-feira, 6 de julho, com a primeira dose, pessoas com 37 anos ou mais, sem interromper a imunização dos chamados grupos prioritários e pessoas que estão na vez para a segunda dose.

    Quem vai tomar a primeira dose não pode esquecer de levar comprovante de residência, carteira de vacina, documento pessoal com fotografia e CPF. Os locais de vacinação são os seguintes:

    1ª. DOSE

    Locais: Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu, Mandacaru, Pinheiros, Tuiuti e Policlínica Zona Sul

    Horário: Das 9 às 17 horas

     

    2ª. DOSE

    Locais: UBS Morangueira e Vila Operária

    Horário: Das 9 às 16 horas

     

    Avanço na vacinação é destaque nacional

    Na segunda-feira Maringá fez parte da matéria de capa do jornal Folha de São Paulo, destacada como o município com maior porcentual de pessoas vacinadas contra a covid-19.

    A matéria foi sobre as cidades em que a vacinação contra a covid-19 está mais adiantada e baseou-se em informações do Ministério da Saúde e DataSUS, que apontam o índice de 52% de imunizados com a primeira dose da vacina. Balanço do mês de junho apontou o mês com maior número de vacinados em Maringá: 96.533 pessoas imunizadas.

    À noite, ao participar de um evento online em comemoração ao Dia do Associativismo e à Semana do Cooperativismo, na Associação Comercial, o prefeito Ulisses Maia (PSD) comemorou a boa notícia e destacou que os avanços no plano de vacinação no município se devem às boas condições da rede pública de saúde de Maringá, ao preparo dos servidores, calendário eficiente e conscientização da população.

    “Não ficamos repetindo grupos prioritários. Fomos monitorando e vendo que dava para avançar logo na idade”, contou Maia na reportagem que ganhou destaque na Folha de São Paulo.

     

    Boa estrutura garante o desempenho

    Segundo o sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos, existe uma relação entre bons índices de vacinação com municípios que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) satisfatório e também boa gestão pública. “Isso mostra que o melhor desempenho na vacinação tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza”, disse ele à Folha.

    O IDH de 0,808 de Maringá é considerado “muito alto” pelo IBGE e está acima da média latino-americana, um dos fatores que pesaram na hora de eleger o município como o melhor para se viver no País, conforme Ranking Macroplan 2021 com os 100 maiores municípios brasileiros.

     

    Índice maior dos adultos

    O índice de 52% da população vacinada leva em consideração o total da população de Maringá. Com o recorte da população adulta, acima dos 18 anos, o índice de vacinados no município é ainda maior, chegando a 61%, com 218.457 vacinados até o último sábado, 3, conforme Vacinômetro da Prefeitura de Maringá.

    Ainda de acordo com levantamento interno da administração municipal, 55.911 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra covid-19 e também com a vacina de reforço, a chamada segunda dose.

     

    37+

    Em Maringá, pessoas com 37 anos de idade ou mais já começaram a receber a vacina contra covid-19 nesta terça-feira, 5. A retomada da vacinação por idade foi possível graças à chegada de um novo lote do imunizante na última sexta-feira, quando 9 mil doses foram disponibilizadas pela 15ª Regional da Saúde do Estado do Paraná.

    O secretário da Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, diz estar otimista para que Maringá avance ainda mais na vacinação nesta semana. “Estou em contato diário com o secretário do Estado da Saúde, Beto Preto, que me garantiu: teremos novos lotes de vacina contra covid-19 chegando ainda esta semana”, disse.

    A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta segunda-feira a distribuição de mais 366.530 vacinas contra a covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. São 233.150 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e 133.380 da Pfizer/BioNTech. Para a 15ª Regional da Saúde, que contempla Maringá, estão reservadas 17.020 doses de Janssen e 8.664 doses de Pfizer.

    Comentários estão fechados.