Maringá terá Empório da Agricultura Familiar com qualidade e bons preços

  • Maringá vai ganhar uma unidade do Empório da Agricultura Familiar, um estabelecimento onde o pequeno produtor rural da região poderá comercializar sua produção, garantindo o escoamento dos produtos oriundos da agricultura familiar e, ao mesmo, proporcionar ao consumidor a oportunidade de adquirir produtos de qualidade por preços bem abaixo dos praticados no mercado por não ter a presença do atravessador. As famílias de baixo poder aquisitivo comprarão por valores diferenciados, subsidiados pelo governo do Estado.

    O Empório da Agricultura Familiar é uma iniciativa do governo do Paraná por meio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), junto com a prefeitura de Maringá.

    Segundo o diretor do Núcleo de Maringá da Seab, Jucival Pereira de Sá, o governo já definiu os recursos para a implantação do Empório, o projeto está pronto e a prefeitura está escolhendo um terreno para a construção.

    Jucival de Sá diz que esta iniciativa vai ser mais uma forma de fortalecimento do produtor familiar. “Será importante para o pequeno produtor, porque ele passará a contar com uma estrutura ideal para comercializar sua produção, será importante para a população porque contará com produtos de qualidade por preços vantajosos e será importante também para as famílias em situação de vulnerabilidade, que terão a segurança alimentar garantida por contar com um local onde adquirir os produtos saudáveis e frescos por valor diferenciado, subsidiado pelo governo”, explica.

    Pereira de Sá destaca o caráter social do projeto.  “O Empório terá um papel social, tanto para garantir mercado a quem produz, quanto o subsídio para garantir que os mais pobres também tenham bom alimento”.

     

    O que é agricultura familiar?

    agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).

    A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.

    A agricultura familiar contrasta com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.

    Comentários estão fechados.