Periódicos científicos de Maringá estão entre os 25 mais importantes do mundo

Por: - 21 de junho de 2021
Periódicos científicos
Dental Press Journal of Orthodontics está entre os 10 melhores periódicos científicos do mundo

Dental Press Journal of Orthodontics, produzido por uma editora de periódicos científicos de Maringá, é a 10ª revista mais importante de Ortodontia do mundo, segundo CiteScore da base indexadora Scopus

Em um cenário mundial onde a ciência é cada vez mais demandada e as pessoas precisam recorrer a fontes qualificadas de informação, Maringá é destaque mundial. A DPJO (Dental Press Journal of Orthodontics), periódico da Editora Dental Press International – sediada em Maringá (PR) -, foi considerada a 10ª revista mais importante do mundo na área de Ortodontia. O periódico figura ainda entre os 100 mais importantes da odontologia, sendo o único do mundo dedicado a uma única especialidade.

O ranking é organizado pela Scopus – um banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas acadêmicos que abrange mais de 19,5 mil títulos, de mais de 5 mil editoras, incluindo a cobertura de 16,5 mil revistas científicas e técnicas. Os parâmetros do ranking levam em consideração uma série de critérios técnicos e de relevância dos periódicos na comunidade científica a partir de citações e referenciais teóricos.

“No Brasil, grande parte dos grandes periódicos é subsidiada pelo Estado. Somos uma empresa que publica ciência de qualidade e garantimos ao Estado o bônus através do pagamento de impostos”, disse o CEO da Dental Press, Dr. Bruno Furquim.

Publicada desde 1996, a revista tem em seu corpo editorial importantes cientistas e pesquisadores da área e recebe, a cada edição, artigos submetidos por profissionais do mundo todo. Atualmente, a DPJO tem como editora-chefe a Profª. Drª. Flávia Artese, que é docente da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e profissional diplomada pelo BBO (Board Brasileiro de Ortodontia).

Ao longo de 25 anos de história, foram 144 edições, com mais de 1 mil artigos revisados e publicados, que ajudaram a aprimorar parâmetros científicos em nível mundial. As publicações científicas da Dental Press seguem os parâmetros do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), garantindo rigor e imparcialidade científica na revisão de trabalhos.

“Esta é uma conquista que se estende a toda comunidade acadêmica paranaense. O investimento em Ciência é um importante pilar para a geração de emprego e renda. No nosso caso, contribuímos para o desenvolvimento do país sem onera-lo”, ressaltou Furquim

A editora tem, ainda, uma outra publicação entre as 25 mais importantes na área de Ortodontia: a A Dental Press Clinical Orthodontics – destinada à apresentação de casos clínicos e artigos em geral. O periódico tem como editor-chefe o Prof. Dr. Marcio Almeida, referência na área, docente da Unopar. Ele é autor de importantes artigos científicos e livros na área de ortodontia.

Ambas as revistas são publicadas nos idiomas de portugues e inglês e celebram submissões de artigos oriundos do mundo todo. A DPJO, inclusive, é uma revista Open Access, ou seja, apesar de receber recursos de seus assinantes ela tem acesso livre em inglês para pesquisadores do mundo todo a partir da plataforma Scopus.

Dental Press

A editora Dental Press tem, além dos dois periódicos de ortodontia, outras três revistas nas áreas de Endodontia, Dentística e Cirurgia Buco-maxilo-facial. Todas as revistas são indexadas em bancos de dados indexadores ou publicações oficiais de entidades de classe. A editora, no decorrer de sua história, publicou mais de 100 livros de diferentes áreas da ciência em geral, incluindo de autores internacionais.

Assessoria

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.