Periódicos científicos de Maringá estão entre os 25 mais importantes do mundo

  • Dental Press Journal of Orthodontics, produzido por uma editora de periódicos científicos de Maringá, é a 10ª revista mais importante de Ortodontia do mundo, segundo CiteScore da base indexadora Scopus

    Em um cenário mundial onde a ciência é cada vez mais demandada e as pessoas precisam recorrer a fontes qualificadas de informação, Maringá é destaque mundial. A DPJO (Dental Press Journal of Orthodontics), periódico da Editora Dental Press International – sediada em Maringá (PR) -, foi considerada a 10ª revista mais importante do mundo na área de Ortodontia. O periódico figura ainda entre os 100 mais importantes da odontologia, sendo o único do mundo dedicado a uma única especialidade.

    O ranking é organizado pela Scopus – um banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas acadêmicos que abrange mais de 19,5 mil títulos, de mais de 5 mil editoras, incluindo a cobertura de 16,5 mil revistas científicas e técnicas. Os parâmetros do ranking levam em consideração uma série de critérios técnicos e de relevância dos periódicos na comunidade científica a partir de citações e referenciais teóricos.

    “No Brasil, grande parte dos grandes periódicos é subsidiada pelo Estado. Somos uma empresa que publica ciência de qualidade e garantimos ao Estado o bônus através do pagamento de impostos”, disse o CEO da Dental Press, Dr. Bruno Furquim.

    Publicada desde 1996, a revista tem em seu corpo editorial importantes cientistas e pesquisadores da área e recebe, a cada edição, artigos submetidos por profissionais do mundo todo. Atualmente, a DPJO tem como editora-chefe a Profª. Drª. Flávia Artese, que é docente da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e profissional diplomada pelo BBO (Board Brasileiro de Ortodontia).

    Ao longo de 25 anos de história, foram 144 edições, com mais de 1 mil artigos revisados e publicados, que ajudaram a aprimorar parâmetros científicos em nível mundial. As publicações científicas da Dental Press seguem os parâmetros do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), garantindo rigor e imparcialidade científica na revisão de trabalhos.

    “Esta é uma conquista que se estende a toda comunidade acadêmica paranaense. O investimento em Ciência é um importante pilar para a geração de emprego e renda. No nosso caso, contribuímos para o desenvolvimento do país sem onera-lo”, ressaltou Furquim

    A editora tem, ainda, uma outra publicação entre as 25 mais importantes na área de Ortodontia: a A Dental Press Clinical Orthodontics – destinada à apresentação de casos clínicos e artigos em geral. O periódico tem como editor-chefe o Prof. Dr. Marcio Almeida, referência na área, docente da Unopar. Ele é autor de importantes artigos científicos e livros na área de ortodontia.

    Ambas as revistas são publicadas nos idiomas de portugues e inglês e celebram submissões de artigos oriundos do mundo todo. A DPJO, inclusive, é uma revista Open Access, ou seja, apesar de receber recursos de seus assinantes ela tem acesso livre em inglês para pesquisadores do mundo todo a partir da plataforma Scopus.

    Dental Press

    A editora Dental Press tem, além dos dois periódicos de ortodontia, outras três revistas nas áreas de Endodontia, Dentística e Cirurgia Buco-maxilo-facial. Todas as revistas são indexadas em bancos de dados indexadores ou publicações oficiais de entidades de classe. A editora, no decorrer de sua história, publicou mais de 100 livros de diferentes áreas da ciência em geral, incluindo de autores internacionais.

    Assessoria

    Comentários estão fechados.