A partir desta quinta-feira, 3, mesmo sendo feriado de Corpus Christi, os municípios paranaenses podem iniciar a vacinação geral da população, sem a necessidade de que a pessoa faça parte de grupos prioritários. Todos podem ser vacinados.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e comemorado no início da noite pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia, em suas redes sociais.
De acordo com o secretário, os detalhes e a documentação do processo estão sendo ultimados com os secretários municipais de Saúde para que esta etapa da vacinação tenha toda transparência necessária.
Tudo precisa ter muita clareza em todas as instâncias da pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS), diz Beto Preto, para evitar problemas futuros.
Ele explicou a vacinação ocorrerá por faixas etárias, começando pelas pessoas de 59 anos, em seguida as de 58 e assim por diante até que toda a população paranaense esteja imunizada.
Novos grupos prioritários
Ao mesmo tempo, diz Beto Preto, “vamos manter a vacinação que está garantida para os grupos prioritários, os idosos, as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e que não tenham o BPC [Beneficio de Prestação Continuada], trabalhadores da Saúde, os da Educação, Segurança, Assistência Social”.
Outros grupos devem ser incluídos entre os prioritários em breve, como é o caso dos professores de Educação Física, portuários, aeroportuários. Também deve ser ampliado o grupo da Educação.
A Secretaria da Educação analisa solicitações de várias entidades que representam categorias profissionais apresentam argumentos para que seus membros sejam incluídos nos grupos que precisam ser vacinados.
Aos poucos, segundo o secretário, essas solicitações vão sendo atendidas. No momento, devem ser incluídas nos grupos prioritários as categorias dos portuários e aeroportuários.
Comentários estão fechados.