Em tempos de pandemia, a palavra negra de Solano Trindade é destaque hoje na internet

  • A produção do poeta, folclorista, pintor e ator Solano Trindade é lembrada em “Negra Palavra – Solano Trindade”, que o Escala Cultural realiza a partir das 20 horas deste sábado no canal da 2 Coelhos Comunicação e Cultura no Youtube e na plataforma Zoom.

    O projeto é produzido com verba de incentivo à cultura via Prêmio Aniceto Matti.

    A peça “Negra Palavra” é um trabalho do Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo e teve temporadas de sucesso em teatros cariocas,  além das plataformas digitais em 2020, quando teve início a pandemia.

    A migração do palco para a internet, imposta pela chegada da covid-19 há um ano e quatro meses, obrigou o grupo a repaginar o texto para a linguagem do formato online, onde permaneceu por cinco meses.

    Coletivo Negro
    Foram três meses de prepaação para a apresentação desta noite, ao vivo, com cada ator em sua casa

    “Negra Palavra – Solano Trindade” conta com 10 atores  em cena, cada um de sua casa, ao vivo, pela plataforma Zoom. A produção garante que não há manipulação de imagens ou controle externo da exibição dos vídeos. Foram mais de três meses de trabalho.

    O texto recupera a trajetória do ‘Poeta do Povo’, como Solano ficou conhecido,  e suas múltiplas vivências desde a infância em Pernambuco, passando pela sonoridade das feiras populares e a ancestralidade do maracatu. É um documento contra o que chamam de ‘apagamento histórico’ de Solano Trindade.

    Renato Farias, roteirista e diretor do espetáculo, ressalta que as poesias de Solano são profundamente atuais. “Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro”.

     

    Como assistir

    O espetáculo de 45 minutos começa às 20 horas e o interessado pode acompanhar pelo link da 2 Coelhos, que é o seguinte: https://youtu.be/iXIP23MWYRs

    Um mês atrás, Escola Cultural e o canal da 2 Coelhos apresentou da mesma forma o espetáculo “12 Pessoas com Raiva”, que alcançou boa audiência ao vivo e continua  sendo assistido no link https://youtube.com/watch?v=EtEWEECeUzg&feature=share

    Comentários estão fechados.