O município de Maringá inicia neste sábado (8) a primeira fase do processo de vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades e prossegue na segunda-feira. Nessas datas, a vacinação deste público ocorrerá apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu e Zona 7.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), definiu o processo de vacinação de pessoas com comorbidades em duas fases. Dependendo da chegada de doses de vacinas, os Estados vão avançando etapas.
Nestes locais e datas serão vacinadas, proporcionalmente,
- pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos;
- pessoas com deficiência permanente grave, com BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 55 a 59 anos;
- pessoas com síndrome de down de 18 a 59 anos;
- gestantes e puérperas com comorbidades, com idade igual ou maior que 18 anos
Documentos obrigatórios
Os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico e que ficará retida na UBS no momento da vacinação. As declarações poderão ser retiradas na rede privada, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Conselho Regional de Medicina (CRM) Paraná e no site Prefeitura.
Os pacientes do SUS pertencentes aos grupos de hipertensão e diabetes também serão vacinados nesta etapa. Os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) farão contato com estes pacientes para direcionamento da unidade em que serão vacinados.
Comentários estão fechados.