Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Opção está disponível no programa da declaração anual de Imposto de Renda. Doações serão usadas em ações para crianças, adolescentes e idosos

  • O prazo para declaração do Imposto de Renda 2021 foi prorrogado até 31 de maio. No entanto, o que muitos contribuintes ainda não sabem, é que eles podem destinar 6% do valor para projetos sociais de Maringá.

    A opção está disponível no próprio programa da declaração anual, que permite destinação de 6% do imposto devido ou arrecadado. Para fazer a doação, basta comunicar o interesse ao contador na hora de solicitar a declaração.

    De acordo com Sandra Jacovós, secretária de Assistência Social, essa destinação por meio do Imposto de Renda pode ser um meio prático e concreto de ajudar crianças, adolescentes e idosos de Maringá.

    “A destinação de 6% do valor devido aos fundos municipais será usada para financiar projetos sociais com ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, como educação, esporte, aprendizagem, profissionalização, cultura, combate a exploração sexual, combate às drogas, outros tipos de violação de direitos e ainda ações em medidas socioeducativas”, explica.

    O programa de declaração anual ainda permite que o contribuinte divida a doação, destinando 3% para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e outros 3% para outros fundos, como o de idosos.

    Ainda de acordo com a secretária, existem alguns critérios para que as entidades recebam os valores. “Para ter acesso ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso, as entidades precisam estar cadastradas nos conselhos municipais e apresentar projetos inovadores ou de grande impacto social”, esclarece.

    Atualmente, os conselhos municipais da Criança e Adolescente e do Idoso têm cerca de 65 entidades inscritas e que estão aptas a receber o financiamento por meio dos projetos sociais.

    Comentários estão fechados.