UEM divulga protocolo para realização das provas do PAS e do Vestibular

Documento afirma que máscara deve ser trocada após duas horas do início das provas e proíbe o consumo de alimentos e o uso de bebedouros

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou, nesta quinta-feira (21/1), as normas que serão adotadas na aplicação das provas do PAS 2020 e do Vestibular EAD 2020, marcadas para 21 de fevereiro, e ainda na prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música para candidatos inscritos no curso de Música, no dia 7 de fevereiro.

    O documento traz orientações e medidas necessárias na prevenção do contágio do novo coronavírus durante o período de realização dos exames, destacando não só o protocolo de segurança que a instituição irá seguir, mas também as exigências feitas aos candidatos. Com a ressalva de que o desrespeito às normas pode impedir o estudante de ingressar na sala de prova ou de continuar o teste, acarretando na desclassificação do mesmo.

    Uso de máscara e sem consumo de alimentos

    Uma das determinações é a obrigatoriedade no uso constante da máscara. Além disso, será necessário trazer uma máscara reserva considerando que após duas horas de início da prova deverá ser feita a troca da mesma.

    Excepcionalmente não será permitido o consumo de alimentos durante o concurso e nem o uso de bebedouros. Assim, recomenda-se que cada candidato leve água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente.

    O distanciamento adequado entre os candidatos deverá ser observado já a partir do acesso ao local de aplicação da prova, seguindo na entrada em salas e entre os candidatos e membros da equipe de fiscalização.

    Entrada em sala e ocupação reduzida das salas

    Para evitar aglomerações, a entrada em sala será permitida das 13h às 13h50 para o PAS e o Vestibular EAD e das 8h às 8h50 no caso da prova de habilidade específica do curso de graduação em Música.

    A UEM tomará o cuidado de manter a ocupação reduzida nas salas de prova, respeitando o distanciamento de 1,5m entre os candidatos. Será feita a limpeza e desinfecção com álcool líquido 70% em toda a área de uso comum, com especial atenção às mesas, cadeiras, maçanetas, corrimões e interruptores. Também será disponibilizado álcool 70% em gel nas dependências dos locais de aplicação das provas e nos sanitários.

    No caso do candidato apresentar sintomas

    Se no dia do concurso o estudante apresentar algum dos sintomas da Covid-19 ele não deverá comparecer ao local de prova. O mesmo vale caso ele tenha tido contato com pessoas suspeitas ou com diagnóstico confirmado da doença nos dias que antecedem o exame.

    O protocolo de segurança a ser adotado pela UEM ainda traz outras orientações que os candidatos devem seguir e que estão detalhadas no edital 01/2021 da Comissão Central do Vestibular. É importante consultá-lo para saber todos os procedimentos. Acesse aqui o documento na íntegra.

    Consulta aos locais de prova
    A UEM ainda liberou, através do Menu do Candidato, a consulta aos locais de provas do PAS 2020 e do Vestibular EAD 2020. Para outras informações acesse o site vestibular ou entre em contato pelo fone (44) 3011-4450. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.

    Comentários estão fechados.