Vacinação começa na quarta-feira (20/1) às 10 horas em Maringá, anuncia o prefeito

A primeira fase vai incluir apenas os idosos que se encontram em casas de longa permanência, como o asilo, e profissionais da saúde

  • O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 na cidade vai começar na quarta-feira (20/1) às 10 horas. Ele fez o anúncio após participar de uma reunião online com o ministro e técnicos do Ministério da Saúde e com prefeitos de outras grandes cidades brasileiras.

    Maia explicou que a primeira fase vai incluir apenas os idosos que se encontram em casas de longa permanência, como o asilo, e para profissionais da saúde. Segundo o prefeito há cerca de 500 idosos nessa situação em Maringá.

    Em relação aos profissionais de saúde, o prefeito disse que a relação daqueles que vão ser imunizados vai depender da quantidade de doses que a cidade vai receber. “Temos 17 mil profissionais, mas não sabemos se vão vir doses para todos ou só para a linha de frente”, afirmou o prefeito.

    Segundo ele, o quantitativo vai ser definido na segunda ou terça, para quando é prevista a chegada das vacinas em Maringá. “Estamos preparados. Compramos seringas e agulhas e Vamos até os locais onde eles vão ser vacinados”, disse.

    O lote de vacinas que vai ser entregue vai ser usado para garantir a primeira e a segunda dose dos profissionais da saúde e dos idosos nas casas de repouso. “É um lote para as duas doses. A segunda vai ser aplicada na terceira semana”, afirmou Maia.

    O prefeito afirmou que ainda não está definido quando vai chegar o segundo lote de vacinas e ressaltou que nesse momento ninguém precisa ir para o posto de saúde em busca da vacina.

    Durante a reunião com o Ministério da Saúde, o prefeito afirmou que pediu para que seja antecipada a vacinação dos profissionais da educação, para tranquilizar o retorno às aulas. Ele também questionou sobre a possibilidade dos municípios comprarem vacinas. “Maringá tem R$ 100 milhões reservados para esta finalidade”, afirmou.

    Comentários estão fechados.