Alerta de tempestade para o primeiro dia de verão inclui Maringá. Instituto Nacional de Meteorologia fala em risco de granizo

Segundo o alerta do INMET, há risco de tempestade para uma grande área do Estado do Paraná. O aviso vale para todo o dia e inclui chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia

  • O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) inclui Maringá em alerta meteorológico para o primeiro dia do verão 2020/2021. A nova estação começa às 7h02 desta segunda-feira (21/12).

    Segundo o alerta do INMET, há risco de tempestade para uma grande área do Estado do Paraná. O aviso vale para todo o dia e inclui chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (entre 40 km/h e 60 km/h), além de queda de granizo.

    Área do Paraná com indicação de alerta de tempestade pelo Instituto Nacional de Meteorologia para esta segunda-feira (21/12) / Reprodução

    O alerta também cita que há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

    Especificamente para Maringá, o INMET cita a possibilidade de pancadas de chuva durante toda a segunda-feira (21/12), mas sem uma previsão de ventos fortes.

    Previsão do INMET para Maringá divulgada neste domingo (20/12) / Reprodução

    Segundo o Climatempo, a chegada do verão em Maringá também vai ser marcada pela chuva. A previsão é que chove rápido durante o dia e à noite, com probabilidade de 90%. São previstos 9 mm de precipitação com ventos fracos, de 12 km/h. Até a quinta-feira (24/12), véspera do Natal, o Climatempo prevê chuva todos os dias para Maringá.

    Previsão do tempo para Maringá divulgada pelo Climatempo no domingo (20/12) / Reprodução

    O instituto Simepar também prevê chuva para a segunda-feira (21/12), no primeiro dia de verão de Maringá. O Simepar indica 56% de probabilidade de chover, com precipitação de até 4,7 mm ao longo do dia, com maior concentração prevista para as 13 horas. Em relação às rajadas de vento, há previsão de até 23 km/h.

    O instituto também prevê chuva para a terça-feira (22/12), mas indica que o sol aparece na quarta e na quinta-feira (24/12). Para a sexta-feira (25/12), dia de Natal, a previsão é de tempo nublado para Maringá.

    Previsão divulgada pelo Simepar neste domingo (20/12) para Maringá / Reprodução

    De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a probabilidade de chover em Maringá no primeiro dia do verão é de 80%. A temperatura prevista varia de 23° a 31°.

    O instituto também prevê chuva para a terça-feira (22/12), mas indica que o sol aparece a partir de quarta-feira (23/12). Segundo o INPE, na véspera e no dia de Natal, a chance de chover em Maringá é de apenas 5%. A expectativa é que a mínima fique em até 18° e a máxima não passe dos 31°.

    Previsão do tempo para Maringá divulgada pelo INPE neste domingo (20/12) / Reprodução

     

    Comentários estão fechados.