4ª edição da Flibi contará com evento especial com o maringaense Laurentino Gomes

Compartilhar

A quarta edição da Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná, a Flibi, contará com um pré-evento com a participação do jornalista e escritor Laurentino Gomes.

Marcado para a próxima quarta-feira (25), às 20h, o bate-papo será online e terá a mediação do jornalista Ricardo Sabbag, com transmissão pelo canal da BPP no YouTube (BibliotecaPR).

Autor dos best-selllers 1808, 1822 e 1889, Laurentino Gomes é finalista do prêmio Jabuti 2020 na categoria “Biografia, Documentário e Reportagem” com a obra “Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares: Volume 1”, lançado em 2019.

Natural de Maringá e formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Laurentino Gomes já venceu este prémio outras seis vezes, além de duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo.

O tema do debate é o mesmo que permeia toda a edição: “História ao Vivo” – uma reflexão acerca das grandes transformações vivenciadas pelos povos do mundo na contemporaneidade.

Com curadoria do jornalista Yuri Al’Hanati, a Flibi começa oficialmente no dia 8 de dezembro e vai até o dia 11. O evento traz bate-papos e oficinas para adultos e crianças, mesmo que à distância, e é gratuito.

Sobre a Flibi

Em 2020, o cronograma da Flibi foi alterado por conta da pandemia. Normalmente, o evento acontece na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre os dias 23 e 29 do mês de outubro.

O evento busca sintetizar a programação cultural ampla e diversificada que a Biblioteca Pública do Paraná oferece permanentemente com atividades para todos os públicos, possibilitando a integração entre autores e críticos teóricos com os alunos do Ensino Fundamental e Médio e, inclusive, os graduandos do Ensino Superior, como os da Faculdade de Pedagogia.

A terceira edição, realizada em 2019, foi a maior já organizada. “Foi a nossa maior festa, pois neste ano a Flibi ultrapassou os limites físicos da Biblioteca Pública, envolveu a cidade e estreou no interior do estado”, afirma a diretora da Biblioteca Pública do Paraná, Ilana Lerner.

Na ocasião, os eventos aconteceram em espaços culturais de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas