Contra a Covid-19, fim de semana teve 21 estabelecimentos interditados em Maringá

Entre motivos das irregularidades flagradas pelos fiscais estavam descumprimento do horário de fechamento, aglomeração de pessoas, consumo irregular de produtos, falta de distanciamento entre mesas e pessoas, entre outras situações desrespeitando decretos municipais em prevenção ao coronavírus.

  • Entre sexta-feira (20/11) e domingo (22/11), foram vistoriados 137 estabelecimentos em Maringá. Deste total, 46 foram autuados, 21 interditados e houve 77 registros de perturbação do sossego e/ou aglomerações de pessoas, conforme balanço do Grupo de Gestão Integrada sobre Coronavírus (GGI).

    A fiscalização foi realizada sob demanda, a partir de denúncias recebidas pelo telefone 153 (Guarda Municipal) e 156 (Ouvidoria Municipal).

    Entre motivos das irregularidades flagradas pelos fiscais estavam descumprimento do horário de fechamento, aglomeração de pessoas, consumo irregular de produtos, falta de distanciamento entre mesas e pessoas, entre outras situações de desrespeito aos decretos municipais de prevenção ao coronavírus.

    Foram vistoriados bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de disque-cerveja, tabacarias, entre outros estabelecimentos. Fiscais foram também em festas clandestinas, conforme denúncias no 153 e 156 e divulgação dos eventos feitas pela internet.

    Os casos foram registrados pelos fiscais com fotos e vídeos. Também foi verificado o cumprimento da lei 11.109/2020 sobre restrições de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.

    Os proprietários dos estabelecimentos interditados devem ir na Secretaria da Fazenda a partir desta segunda-feira (23/11) para verificar a reabertura da empresa.

    Houve casos de bares interditados, em que os donos participaram de reunião na prefeitura com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e foram informados que se o estabelecimento fosse flagrado com irregularidades, seria fechado. Mesmo assim, bar na Avenida Herval descumpriu normas do decreto.

    Em outra situação, numa tabacaria na Avenida Laguna, o dono discutiu com os fiscais e não aceitou a interdição. Mesmo com flagrante de aglomeração de pessoas, jogo de sinuca e pessoas consumindo narguilé na calçada. Apesar da interdição, a tabacaria reabriu por conta própria no dia seguinte e foi novamente fechada.

    Participaram das vistorias as secretarias de Fazenda, da Saúde, de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Comunicação e a Polícia Militar. A fiscalização segue procedimentos do Ministério Público e atende pedidos da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Todos atentos para prevenção contra coronavírus em Maringá.

    Total
    • 137 vistorias
    • 46 autuações
    • 21 interdições
    • 77 registros de perturbação do sossego / aglomerações

    Fim de semana em Maringá 

    SEXTA-FEIRA, dia 20 de novembro
    – 57 vistorias
    – 30 autuações
    – 18 interdições
    – 23 registros de perturbação do sossego / aglomerações

    SÁBADO, dia 21 de novembro
    – 47 vistorias
    – 7 autuações
    – 2 interdições
    – 31 registros de perturbação do sossego / aglomerações

    DOMINGO, dia 22 de novembro
    – 33 vistorias
    – 9 autuações
    – 1 interdição
    – 23 registros de perturbação do sossego / aglomerações

    Comentários estão fechados.