Nos 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, dois soldados recebem promoção em Maringá

Por: - 8 de outubro de 2020
Os cabos Antonechen e Willian recebem promoção em reconhecimento a salvamento realizado no litoral / Divulgação Corpo de Bombeiros

Foi realizada nesta quinta-feira (8/10) uma solenidade no Quartel Central da sede do 5º Grupamento de Bombeiros, em Maringá, em comemoração ao aniversário de 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná.

A cerimônia contou com a presença de bombeiros do serviço administrativo e operacional além do Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Sr. Tenente-Coronel Adriano Barbosa. Além da comemoração do aniversário do Corpo de Bombeiros, houve uma homenagem a dois bombeiros militares lotados em Maringá.

Os dois soldados foram promovidos em 23 de setembro de 2020 pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná por ato de bravura à graduação de Cabo Bombeiro Militar.

Eles receberam a promoção porque no dia 16 de fevereiro de 2019, por volta das 19h, ao realizar atividade física pela orla de Matinhos durante o horário de folga, o então Soldado Willian Sérgio Gonçales da Silva Júnior e o Soldado Fagner Willians Antonechen Gonçalves notaram uma aglomeração de pessoas na praia.

Ao parar para averiguar a situação, eles notaram uma pessoa afogando-se em meio ao mar, cerca de 250 metros adentro. Naquele dia, um temporal com fortes ventos atingia Matinhos, o que deixava a condição do mar em condição de perigo.

Os soldados, sem nenhum tipo de equipamento apropriado para a situação, entraram na água e chegaram à vítima. Tratava-se de um homem com grave estado de afogamento, extremamente exausto e em pânico. O pavor da vítima fez com que, por diversas vezes, acabasse submergindo os militares, dificultando o resgate.

Apesar do mar agitado, baixa visibilidade, corrente de retorno e as características físicas da vítima, a dupla de bombeiros militares conseguiu realizar o salvamento, levando a vítima até a areia, onde realizaram o atendimento pré-hospitalar até a chegada da ambulância do Corpo de Bombeiros de Matinhos.

Para o 2° Tenente Policial Militar J. Silva, que visualizou todos os fatos, caso os bombeiros não tivessem se empenhado nesse salvamento a vítima certamente teria tido um destino infeliz.

O 5°Grupamento de Bombeiros parabeniza o Cabo Antonechen e Cabo Willian pela promoção conquistada à base do lema por uma vida todo sacrifício é dever.

Para ver todas as fotos da solenidade realizada em Maringá, basta clicar aqui neste link.

As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Maringá.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.