PF cumpre mandados em Maringá contra contrabando de veículos de luxo. Veja vídeos das máquinas

Ação faz parte da Operação Super Trunfo que investiga crimes de contrabando de veículos de luxo superesportivos, evasão de divisas, crimes fiscais e lavagem de dinheiro

  • A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal do Brasil, desencadeou, na manhã desta terça-feira (8/9), a fase ostensiva da Operação Super Trunfo. Na operação, são investigados crimes de contrabando de veículos de luxo superesportivos, evasão de divisas, crimes fiscais e lavagem de dinheiro.

    Equipes da Polícia Federal cumprem um mandado de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em Maringá e Cândido de Abreu. Além disso, foi deferido judicialmente o bloqueio de veículos, imóveis e contas bancárias vinculadas aos investigados no valor de R$ 15 milhões.

    Um dos veículos apreendidos pela Polícia Federal / Divulgação PF

    Durante aproximadamente dois anos de investigações, a PF detectou que os investigados internaram ilegalmente no Brasil automóveis superesportivos, alguns com indícios de fraude quando foram exportados da Europa. Os veículos, com valores individuais que ultrapassam R$ 2 milhões, foram licenciados no Paraguai e eram mantidos e utilizados no Brasil com placas do país vizinho.

    As investigações identificaram a aquisição de outros automóveis de luxo adquiridos no Brasil e diversos bens imóveis pagos mediante operações ilegais de câmbio conhecidas como dólar-cabo ou euro-cabo, nas quais são realizadas transferências internacionais de valores mediante compensações, sem cumprimento das normas do sistema financeiro nacional.

    Segundo a Polícia Federal, a ocultação do real proprietário de bens, a dissimulação da origem ilícita e a conversão de valores ilegais em ativos lícitos configuram atos de lavagem de dinheiro.

    Comentários estão fechados.