No mês do agosto, o Nota Paraná, programa de estímulo à cidadania fiscal no Estado, atingiu a marca de R$ 200 milhões distribuídos para entidades filantrópicas desde 2016. Em Maringá, as 63 instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa receberam mais de R$ 13,3 milhões.
O Nota Paraná começou em 2015 para os consumidores e em 2016 para as entidades. As doações, por meio das notas fiscais, começaram em março de 2016. O crédito para as instituições foi liberado em junho do mesmo ano.
“De todo o imposto recolhido pelas empresas, é devolvido 30% das menores e 10% das empresas maiores. Os valores são divididos entre as pessoas que pediram o CPF na nota e doaram para as entidades”, explica a coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Jandira Quaglia Gambini.
O projeto tem como objetivo o combate à sonegação de imposto no Estado. Para fazer doações às instituições sociais é preciso solicitar ao comerciante a emissão da nota sem o CPF ou acessar o aplicativo do programa Nota Paraná com um CPF cadastrado.
Em seguida, abrir a aba “Minhas doações” e clicar em “Doar notas”. Após isso, é só escolher a instituição que deseja contribuir e digitar a chave de acesso que é disponibilizada na nota fiscal da compra.
Outra alternativa é depositar a nota fiscal em urnas identificadas que estão espalhadas em diversos estabelecimentos participantes do Nota Paraná.
Comentários estão fechados.