A Polícia Rodoviária Estadual fez duas apreensões inusitadas na noite desta segunda-feira (17/8) nas estradas da região de Maringá. No posto de fiscalização de Cruzeiro do Oeste teve apreensão de cabelo e, em Peabiru, foram encontrados quatro pássaros dentro de uma mochila.
O cabelo apreendido estava dentro de uma caixa, em área destinada a encomendas. O material é de origem estrangeira e foi encaminhado para a Receita Federal. A importação de material humano de outros países é proibida sem a devida autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, os cabelos contrabandeados são vendidos com maior frequência para fazer apliques. A mercadoria tem origem da Índia e China, e, normalmente, chega ao Brasil pelo Paraguai.
Nesta segunda-feira (17/8) a apreensão de cabelo totalizou 26 quilos. O material foi avaliado em cerca de R$ 130 mil. O ônibus e os passageiros foram liberados para seguir viagem e a mercadoria foi encaminhada até o depósito da receita federal de Guaíra.
Em Peabiru, os policiais encontraram pássaros durante abordagem a um ônibus de linha. Os animais estavam dentro de uma gaiola, escondida em uma bolsa preta.
Havia três espécies de azulão e um exemplar da espécie trinca-ferro. Como não havia etiqueta de identificação na bolsa, segundo os policiais, não foi possível identificar o responsável pelo transporte.
Foi realizada a apreensão dos pássaros e os animais foram encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná que vai analisar se faz a soltura ou se leva os pássaros para os cuidados de criadores cadastrados.
Comentários estão fechados.