Paróquias celebram Dia do Motorista no fim de semana. Veja horários e onde vão ser concedidas as bençãos aos veículos em Maringá

A cerimonia é, entre as celebrações não bíblicas, a mais antiga tradição da igreja católica em Maringá

  • Durante o sábado e domingo (25 e 26/7), mais veículos do que o normal devem circular pelas ruas de Maringá. A movimentação é para celebrar o Dia do Motorista, e receber a benção de São Cristóvão, padroeiro dos condutores e viajantes. A cerimônia é, entre as celebrações não bíblicas, a mais antiga tradição da Igreja Católica em Maringá. A origem na cidade remete à década de 1970.

    Ao todo, serão 12 celebrações em diversos horários e igrejas espalhadas pela cidade. Na programação tem benção tanto para o sábado (25/7), dia do Santo, quanto para o domingo (26/7).

    Durante a cerimônia, é comum que empresas como a Viação Garcia e a G10, por exemplo, enviem as frotas de ônibus e caminhões para serem benzidas.

    O Dia de São Cristóvão é comemorado em 25 de julho, geralmente as cerimônia da benção de condutores e veículos acontecem no domingo anterior a data. Conta a história cristã que um homem muito alto e forte ficava à beira do Rio Jordão, na Palestina, para ajudar mulheres e crianças a realizar a travessia.

    À época, o homem, que ninguém sabe ao certo o nome, mas alguns acreditam se chamar Réprobo, servia ao Rei de Canaã. Até que um dia, ao ajudar um menino a atravessar o rio de fortes corredeiras, não suportando o peso nos ombros, comentou que parecia estar carregando o mundo nas costas.

    Foi então que o menino revelou ser Jesus Cristo, o filho de Deus. Depois disso, o homem assumiu o nome de Cristóvão, que significa “condutor de Cristo”, e continuou ajudando os mais fracos a atravessar o rio. Vem daí o fato de São Cristóvão ser considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes, pois acredita-se que um dia ele carregou Jesus nos ombros

    Veja a programação da Benção de São Cristóvão aos motoristas em Maringá

    1. Paróquia São Miguel Arcanjo, Maringá – Domingo após a Missa das 10h

    2. Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, Maringá – domingo às 9h30 e 18h30.     Capela São Vicente de Paulo, sábado às 19h e domingo às 8h.

    3. Paróquia Santa Maria Goretti, Maringá – Sábado, das 14h30 às 16h30 no estacionamento da igreja.

    4. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Maringá – Sábado e Domingo após a Missa das 19h, na igreja matriz.                                                                                                    Capela Santa Dulce, Domingo após a Missa das 9h.

    5. Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Maringá – Sábado após a Missa das 19h e domingo após a Missa das 10h.

    6. Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Maringá – Domingo após a Missa das 10h.          Capela Nossa Senhora de Fátima, domingo após a Missa das 10h.

    Sindicato faz ação para o Dia do Motorista no Terminal Intermodal

    Celebrado no mesmo dia de São Cristóvão, o Dia do Motorista foi comemorado pelo Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar). As celebrações foram iniciadas nesta sexta (24/7) com um café da manhã para os motoristas no Terminal Intermodal.

    Além de presentear os motoristas com uma mensagem de parabéns escrita em uma caneca, o sindicato preparou uma faixa de 5 metros, com várias fotos de motoristas num grande mosaico.

    A faixa será  estendida no Terminal Intermodal a partir desta sexta-feira. Entre as fotos de homenagem, duas frases serão destaque da faixa, são elas: “os motoristas merecem toda a valorização pelo serviço prestado” e “Parabéns do Sinttromar a todos os motoristas, que fazem a diferença no transporte de cargas e passageiros”.

    Comentários estão fechados.