A Prefeitura de Maringá lançou nesta quarta-feira (15/7) o site Notifica Saúde e o aplicativo Saúde Maringá. As duas plataformas vão trazer dados sobre a disseminação do coronavírus na cidade e auxiliar na triagem de pessoas que estão com sintomas da doença.
O Saúde Maringá é um aplicativo gratuito disponível para os sistemas Android e iOS. A ferramenta, doada pela Universidade Cesumar (Unicesumar), vai funcionar como tira-dúvidas e fornecer informações sobre sintomas, cuidados e orientações.
No aplicativo, o usuário pode fazer uma espécie de pré-teste e conseguir orientação médica imediata. Após responder perguntas sobre o histórico de saúde, o usuário consegue saber se o quadro potencialmente é de Covid-19. Caso precise de assistência médica, o aplicativo também indica a unidade de saúde mais adequada
No site Notifica Saúde vão estar disponíveis os dados sobre a evolução do contágio e informações referentes aos níveis de risco da pandemia. Segundo a prefeitura, a plataforma será atualizada diariamente, às 15h, com dados da Secretaria de Saúde. O projeto é uma iniciativa da Evoa Aceleradora com apoio das empresas DB1 Group, Grands Sistemas e Gumga Tecnologia.
Anteriormente, as fichas com informações dos pacientes eram preenchidas a mão nas unidades de saúde, digitalizadas e enviadas por email para a Secretaria de Saúde. Os dados ainda eram digitados em outro sistema e, muitas vezes, os servidores tinham dificuldade para entender o que estava escrito.
Com o Notifica Saúde, as unidades de saúde vão digitar a notificação que automaticamente será enviada para outros sistemas. O projeto foi desenvolvido em código aberto e tem licenciamento livre. O conteúdo do software está disponível para que outras pessoas possam sugerir melhorias, modificar, copiar e estudar.
Neste primeiro momento, o site vai apresentar o número de casos notificados, confirmados, encerrados e mortes. Informações como a taxa de ocupação hospitalar e matriz de risco estarão disponíveis no site nos próximos dias. O município informou que o boletim oficial será publicado até a transição completa das informações para a plataforma.
Para o secretário de Saúde, Jair Biatto, as ferramentas facilitam o acesso aos dados. “Agora, com as funcionalidades, tanto do site, quanto do aplicativo, conseguiremos dar mais agilidade e fluidez nas informações relacionadas ao coronavírus. Dados como casos notificados, suspeitos, encerrados e descartados são informações diárias e, que agora, avançam na questão de rapidez da transparência”, disse.
Comentários estão fechados.