Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Maringá

Compartilhar

O Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen como novo arcebispo da Arquidiocese de Maringá. Dom Severino era bispo diocesano de Caçador (SC) e foi transferido pelo Papa para Maringá. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Arquidiocese de Maringá na manhã desta quarta-feira (1/7). Ainda não há data marcada para posse. 

Dom Severino Clasen nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC). Em 1981 emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Franciscanos e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.

Em 11 de maio de 2005 foi nomeado Bispo de Araçuaí e recebeu a ordenação episcopal em 25 de junho de 2005. Em 6 de julho de 2011 foi transferido para Caçador, onde ficou até 2020 com a  transferência para Maringá. 

Dom Severino Clasen foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato no Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atualmente é presidente do Regional Sul 4, que compreende a circunscrições eclesiásticas de Santa Catarina.

A Arquidiocese de Maringá estava sem arcebispo desde novembro do ano passado, quando o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia solicitado por Dom Anuar Battisti. Ele apresentou o pedido por motivos de saúde.

Até a nomeação de um novo arcebispo, o bispo de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, ocupava a função de administrador apostólico da Arquidiocese de Maringá.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas