História e cultura de Maringá podem ser exploradas sem sair de casa, por vídeos no Youtube

Maringá conta com mais de dez museus
Compartilhar

Assim como o mundo todo, Maringá tem passado por muitas mudanças por conta do novo coronavírus. Com 73 anos de vida, a cidade produziu muita cultura e história, que agora, estão fechadas a visitações por conta das medidas de isolamento.

Pensando nisso, a gerência de Patrimônio Histórico de Maringá elaborou o projeto “Nossos Patrimônios e Nossas Histórias”.

Com o projeto, a Secretaria de Cultura de Maringá pretende produzir 30 vídeos apresentando a história e a cultura da cidade. A ideia é retratar conceitos como cultura, patrimônio material, imaterial e natural. Além dos conceitos citados, os vídeos pretendem falar sobre processos de tombamentos e equipamentos urbanos de Maringá.

Uma das propostas apresentadas pelo historiador João Laércio Lopes Leal é a visitação a Galeria dos Prefeitos. Ao todo são 17 prefeitos de Maringá que terão a gestão pública revisitadas e apresentadas ao público pelo historiador.

Também será possível visitar outras exposições de arte, memória e ofício, além de microexposições que contam a história de Maringá. Será possível até mesmo fazer uma visita guiada pela Teatro Calil Haddad sem sair de casa.

Além de Leal, a historiadora Veroní Friedrich também apresentará alguns vídeos do projeto. Veroní será responsável pelos aspectos culturais de Maringá, mais especificamente, questões voltadas ao patrimônio da cidade, seja material, imaterial ou natural.

Dos 30 vídeos planejados, quatro já estão disponíveis no canal. Na primeira produção, Leal fala sobre a criação do Parque do Ingá no ano de 1971. “Esse espaço remonta de muitos anos atrás. Quando toda essa região era floresta atlântica, a assim chamada Mata Atlântica”, conta em um trecho do vídeo o historiador.

No primeiro vídeo de Veroní, a historiadora discute a ideia do que é cultura. “Essa é uma palavra um tanto conhecida, mas o que vem a ser cultura?”, questiona.

Para ficar por dentro do projeto “Nossos Patrimônios e Nossas Histórias”, é recomendado pela Secretaria de Cultura a inscrição no canal do Youtube, onde os vídeos serão postados.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas