IBGE inicia a pesquisa PNAD Covid. Abordagens vão ser feitas por meio do telefone

Caso algum cidadão queira confirmar a identidade do entrevistador, vai poder fazer por telefone ou pela internet

  • O IBGE começou nesta segunda-feira (4/5), as entrevistas da pesquisa PNAD Covid, que tem por finalidade identificar os indivíduos com sintomas associados à Covid-19 e o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

    A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e vai ser realizada durante três meses entrevistando os mesmos domicílios em cada etapa. Os dados sobre o estado de saúde dos entrevistados vão ser divulgados semanalmente e os referentes ao mercado de trabalho vão ter divulgação mensal.

    Para a realização da pesquisa, o IBGE conta com dois mil entrevistadores, que vão contatar moradores de cerca de 193 mil domicílios de todo o país.

    Conforme explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira, a pesquisa pretende revelar a quantidade de pessoas que manifestam os sintomas de Covid-19, como tosse, febre, dor de garganta e dificuldade de respirar.

    “Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, disse Maria Lucia.

    A pesquisa também vai revelar, nos casos de internação, se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador.

    Nos casos em que o doente não procurou unidade de saúde para se tratar, os entrevistadores do IBGE vão perguntar se os moradores receberam a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio por conta própria, sem consulta médica.

    Sobre as mudanças no mercado de trabalho durante a pandemia, a PNAD Covid vai disponibilizar dados sobre questões relacionadas ao teletrabalho, causas que dificultaram a busca de emprego e a variação da renda no período.

    Os primeiros resultados da pesquisa têm divulgação prevista ainda para maio. Os dados para Brasil e grandes regiões vão ser disponibilizados semanalmente, enquanto que as informações por estado vão ter divulgação mensal.

    No Paraná, a PNAD Covid vai abranger 10.445 domicílios, entrevistados mensalmente, em 237 municípios do estado. O instituto conta com 117 entrevistadores no Paraná para a realização da tarefa.

    A PNAD Covid vai ser feita exclusivamente por telefone, por isso, caso algum cidadão queira confirmar a identidade do entrevistador, vai poder fazê-lo através do telefone 0800 721 8181. O horário de funcionamento do 0800 é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. E aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

    Há a possibilidade também de fazer essa verificação diretamente no site do instituto, no endereço www.respondendo.ibge.gov.br.

    Comentários estão fechados.