Incêndio de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros neste domingo (26/4) em Maringá. Cerca de 15 mil metros quadrados de vegetação e árvores de um terreno localizado na Avenida Pioneira Deolinda Tinassi Garcia, no Jardim Montreal, foram queimados. O fogo também atingiu área próxima ao Ribeirão Maringá.
O Corpo de Bombeiros levou quase quatro horas para extinção das chamas. Segundo o 5º Grupamento de Bombeiros, o incêndio atingiu grandes proporções devido a combinação de alguns fatores como estiagem, baixa umidade relativa do ar, alta temperatura e ventos. Apenas em abril, foram registradas 35 ocorrências de incêndio em vegetação em Maringá.
A Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil, foram acionadas para apurar informação de possível incêndio criminoso.
Para a execução do trabalho, o Corpo de Bombeiros aplicou três caminhões de combate a incêndio, duas caminhonetes, uma carreta com água para reabastecimento das viaturas, mais de 300 metros de mangueiras de incêndio dispersos no terreno, abafadores e bombas costais. No total, 15 bombeiros militares trabalharam no local interruptamente para conter as chamas.
De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros, durante as quatro horas de trabalho no local, o atendimento às outras emergências ficou afetado. Outras chamadas de incêndios menores em vegetação deixaram de ser atendidos. Durante esse período, as ocorrências de atendimento pré-hospital foram absorvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A limpeza de terreno com fogo é crime e pode ser denunciada à Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone ou 156 ou à Polícia Ambiental. O Corpo de Bombeiros destaca que, além de crime, o fogo traz prejuízos para as pessoas que moram na região e agrava sintomas respiratórios.
Comentários estão fechados.