Pesquisadores da UEM criam método para identificar a Covid-19 com imagens de raio-x

Por: - 17 de abril de 2020
A abordagem de classificação apresentada alcançou, no melhor cenário, uma taxa de identificação de 89% da Covid-19 / Divulgação UEM

Um grupo de cinco pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveu um método científico para detectar o coronavírus. Utilizando imagens de raiografias de tórax, o estudo identifica particularidades da pneumonia causa pela Covid-19 para propor o diagnóstico.

Durante o processo de pesquisa, o grupo montou uma base de dados com imagens de raio-x de pacientes sem e com pneumonia. A base de dados de quem apresentava sintomas da doença foi montada com seis tipos diferentes de pneumonia. Seja ela provocada por fungos, bactérias ou vírus, como a Covid-19 ou Varicella.

Dado o desequilíbrio natural existente entre os diferentes tipos de pneumonia, os autores utilizaram algoritmos de reamostragem para agrupar padrões semelhantes, criando assim uma fórmula para classificar a Covid-19 por meio do raio-x.

Durante os testes, os pesquisadores observaram que a textura da imagem é um dos principais atributos visuais para classificar a doença. A abordagem de classificação apresentada alcançou, no melhor cenário, uma taxa de identificação de 89% da Covid-19.

Mesmo tendo menos detalhes do que imagens de tomografias computadorizadas, a radiografia foi utilizada por ter um custo menor, e estar disponível na maioria das unidades de antedimento básico de saúde.

As imagens para formar o banco de dados foram obtidas a partir de repositórios públicos disponibilizadas por outros pesquisadores, como o professor Joseph Cohen, da Universidade de Montreal (Canadá).

A base de dados montada pelos cientistas da UEM foi batizada de RYDLS-20. Os dados estão disponíveis publicamente para que outros pesquisadores também possam utilizá-los em busca de progresso científico acerca de um tema tão urgente.

O estudo foi intitulado de “COVID-19 identification in chest X-ray images on flat and hierarchical classification scenarios” ou, na tradução livre “Identificação da COVID-19 em radiografias de tórax em cenários de classificação plana e hierárquica”.

Assim que pronta, a pequisa foi submetida a uma revista científica com alto fator de impacto e, dada a urgência e importância do tema, também está disponível no arXiv, uma plataforma para divulgação de resultados científicos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.