O Procon de Maringá formalizou nesta terça-feira (31/3) uma multa de R$ 497.037,42 ao supermercado Super Muffato do Novo Centro. A medida foi tomada após diversas reclamações de clientes a respeito do não funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Também houve reclamações sobre atraso na entrada de deliverys e de problemas com cancelamento de compra. Segundo a Secretaria de Fazenda, essa é apenas uma das 60 empresas autuadas pela prefeitura.
O supermercado tem o prazo de dez dias para recorrer da multa. Além da atuação fiscal, a unidade do Novo Centro foi intimada a apresentar uma justificativa, em até 48 horas, a respeito de problemas nos serviços oferecidos.
Essa não é a primeira vez que a unidade da rede de supermercados é multada. No sábado (21/3), primeiro final de semana do decreto de estado de emergência em Maringá, o supermercado foi multado em R$ 300 pela Secretaria da Fazenda.
A autuação foi feita com base no descumprimento do decreto municipal 445/2020 em prevenção ao coronavírus. Fiscais da prefeitura flagraram que a porta da unidade estava aberta sem controle de fluxo de pessoas.
Caixas próximos sem estarem intercalados e aglomeração também contribuíram para autuação da empresa. Nesta terça (31/3), durante a formalização da notificação do Procon, foi registrado em fotografias que os caixas continuavam próximos uns dos outros, sem estarem intercalados.
Conforme nota emitida pela assessoria de imprensa, a empresa admite que foi surpreendida com a grande demanda de deliverys. O Muffato ainda afirma que tem realizado todos os esforços possíveis para aprimorar o atendimento à nova realidade.
A empresa conta que devido ao cenário criado pelo coronavírus, como redução de horário de funcionamento e alto fluxo de clientes por loja, a estrutura dos serviço ficaram debilitadas.
“O Grupo Muffato tem mantido os seus clientes plenamente cientes quanto aos contratempos que poderão ser enfrentados no uso do serviço de delivery, inclusive quanto à falta de produtos. A empresa reafirma que segue comprometida em melhorar os seus serviços para atender bem à população”, declarou por meio de nota.
Ao todo, a Ouvidoria da prefeitura recebeu 9.347 denúncias desde 20 de março. Desse total foram realizadas 1.785 vistorias e 150 notificações. Foram cerca de 60 empresas e prestadores de serviços autuados até a segunda-feira (30/3).
Nas operações da Secretaria de Fazenda e Procon foram emitidas 50 multas. O valor total somado chega a R$ 779.293,04. As atuações se dividem entre descumprimento do decreto ou falhas na prestação de serviços para consumidores.
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