A Prefeitura de Maringá publicou nesta segunda-feira (23/3) um novo decreto que suspende o atendimento presencial nas agências bancárias a partir da zero hora desta quarta-feira (25/3). Apesar da suspensão, alguns serviços como pagamento de aposentadorias devem ser mantidos.
O decreto (acesse aqui) prevê que as agências devem funcionar em horário normal para atendimento exclusivo dos aposentados durante o período de pagamento das aposentadorias, conforme calendário do INSS.
As agências também devem assegurar o funcionamento do autoatendimento, mantendo funcionários para orientar clientes.
Para o autoatendimento e atendimento de aposentados, os bancos devem organizar as filas dentro e fora da agência mantendo distância mínima de 2 metros entre as pessoas.
Também é necessário disponibilizar frascos de álcool gel para higienização das mãos de funcionários e clientes. Os funcionários também devem usar luvas e máscaras de proteção.
Os demais atendimentos devem ser prestados aos clientes na forma de teletrabalho (home office). O novo texto que entra em vigor na terça-feira altera o decreto de estado de emergência publicado na quarta-feira (18/3) que permitia o atendimento presencial nas agências bancárias .
No domingo (22/3), o presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Claudecir de Oliveira Souza, divulgou vídeo em que solicitava ao prefeito Ulisses Maia (PDT) a publicação de um decreto para “fechamento imediato das agências da cidade”.
Seguro desemprego deve ser solicitado pela internet
Com o fechamento da Agência do Trabalhador de Maringá a partir desta segunda-feira (23/3), os serviços podem ser feitos pela internet. Segundo a diretora da agência, Clarice Chimirri, para solicitar o seguro-desemprego o trabalhador precisa fazer download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android (acesse aqui) e iOS (acesse aqui).
No aplicativo, o trabalhador deve acessar a aba Benefícios e preencher o formulário para solicitar o seguro-desemprego. Para dar início a solicitação, ele precisa digitar o número do Requerimento do seguro-desemprego, fornecido pelo antigo empregador.
“O trabalhador deve responder o formulário com calma para não errar. Se errar, ele só pode voltar a responder em 24 horas. Se houver alguma divergência, o trabalhador pode ligar no 158, telefone do Ministério da Economia”, explicou Clarice Chimirri.
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, também é possível fazer a Carteira de Trabalho que fica pronta em 20 minutos.
De acordo com Clarice Chimirri, as vagas da Agência do Trabalhador podem ser consultadas pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para Android (acesse aqui) e iOS (acesse aqui). No entanto, a maioria dos empregadores suspendeu as atividades nas empresas, o que dificulta a etapa presencial do processo seletivo.
Veja vídeo com o passo a passo para solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital:
- Reportagem atualizada às 20h20 desta segunda-feira (23/3) com a correção da informação de que as agências fecham a partir de quarta-feira (25/3).
Comentários estão fechados.