Por coronavírus, comércio fecha as portas nos 30 municípios de abrangência da Amusep

Por: - 20 de março de 2020
Portas do comércio de Maringá ficaram fechadas desde sexta-feira (20/3) / Divulgação/PMM

As portas dos estabelecimentos comerciais das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) vão permanecer fechadas, ao menos, por um período de sete dias, como forma de prevenção ao coronavírus.

De forma unânime e pioneira, os prefeitos decretaram a paralisação da atividade comercial como forma de prevenir o surgimento de casos do Coravid-19 na região.

“Maringá liderou o movimento e todos os demais prefeitos entenderam o quanto é importante restringir o trânsito de pessoas para salvar vidas e evitar o surgimento de casos”, afirmou o presidente da Amusep e prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão.

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a região da Amusep dá mais uma demonstração para o País do quanto é importante trabalhar de forma conjunta.

“Saímos na frente. São decisões drásticas, pensadas na preservação de vidas. Queremos ter menos pessoas doentes e menos mortes em nossa região”, disse.

Ele acrescenta que as medidas adotadas seguem o modelo de localidades da Itália, onde houve contenção no avanço do número de casos e na redução no registro de pacientes que apresentam agravamento do quadro clínico e morreram.

Os 30 municípios permanecem em estado de emergência e os comitês de enfrentamento em alerta. Novas medidas podem ser anunciadas a qualquer momento.

Também há a mobilização dos prefeitos para buscar recursos, equipamentos e materiais para proporcionar condições de trabalho à equipe médica e aos profissionais da saúde, bem como para oferecer ambientes próprios para o atendimento aos pacientes.

Em um primeiro momento, os municípios interromperam as aulas nas escolas municipais e o atendimento nos centros de Educação Infantil (CMEIs). Também cessaram as atividades realizadas pelas prefeituras, direcionadas às crianças e aos idosos.

“O desencadear das medidas foi necessário para que a parcela da população mais sensível à contaminação do coronavírus permaneça em casa. O isolamento é a forma mais eficaz para proteger as pessoas da doença”, ponderou o presidente da Amusep.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.