Edital do concurso da Polícia Militar do Paraná vai ser publicado até o final de março. São 2 mil vagas

A expectativa é que as provas sejam realizadas no primeiro semestre de 2020

  • O edital do concurso da Polícia Militar do Paraná vai ser publicado nas próximas semanas. É o que informou o Governo do Estado nesta terça-feira (3/3), em solenidade realizada no Palácio do Iguaçu.

    O governador Ratinho Junior assinou o contrato com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), que ser a responsável pela organização do concurso. Vão ser abertas 2 mil vagas para policiais e 400 para bombeiros militares.

    O edital vai ser publicado pela Funpar em prazo de dez dias úteis da publicação do contrato no Diário Oficial do Estado. A expectativa é que as provas sejam realizadas no primeiro semestre de 2020. As cidades onde os candidatos vão poder participar ainda não foram divulgadas.

    A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR é receber cerca de 150 mil inscrições. No último concurso para a contratação de policiais militares no Paraná, realizado em 2013, foram mais de 120 mil inscritos.

    Para o reitor da UFPR,  Ricardo Marcelo Fonseca, a realização de um concurso deste porte é um desafio, mas a expertise da instituição também confere credibilidade ao exame.

    “Do ponto de vista logístico, este concurso equivale a quatro vestibulares. Mas o núcleo de concursos está preparado para responder à demanda. A universidade está satisfeita em poder contribuir com essa ação que tem uma repercussão tão importante para a comunidade”, disse.

    “É necessário repensar sempre os mecanismos e as tecnologias da área, mas não se faz segurança pública sem a presença física, sem a força e o preparo dos policiais. Damos início ao concurso para ter um contingente adequado para atender a população”, afirmou o governador.

    Além da PM, a Secretaria de Estado da Segurança Pública também prevê novos concursos para a Polícia Civil e para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). De acordo com o secretário Romulo Marinho, a previsão é que a contratação dos aprovados aconteça até o final do ano.

    Eles passarão por uma capacitação pela PM para estarem aptos para irem às ruas ainda no primeiro semestre de 2021. “Entre março e abril do ano que vem queremos estar com esse pessoal pronto”, afirmou Marinho.

    Além da página oficial da Funpar, o edital do concurso da Polícia Militar do Paraná também vai ser divulgado na página oficial da PM paranaense.

    De acordo com a tabela de vencimentos de 2015, o chamado soldado de segunda classe tem uma remuneração de R$ 1,89 mil. Depois de concluído o curso de formação e o estágio probatório, o salário chega a R$ 4,1 mil.

    Uma das exigências para os candidatos é que tenham no máximo 30 anos. Um soldado pode avançar dentro da corporação até o cargo de subtenente. Para ingressar na corporação como tenente, é preciso passar pela seleção da escola de cadetes.

    No caso dos soldados, como Maringá conta com uma escola de formação, a 2ª Esfaep, parte dos aprovados no concurso público vai fazer o curso de formação e o estágio na cidade.

    O concurso da Polícia Militar é aguardado desde setembro de 2019, quando foi assinada a autorização para a contratação de cerca de 3 mil profissionais para a área da segurança pública do Paraná.

    Comentários estão fechados.