Terminal Intermodal passa a receber 30 mil passageiros por dia a partir desta segunda. Saiba onde pegar o ônibus

Compartilhar

Inaugurado na sexta-feira (28/2), o Terminal Intermodal Dr. Said Ferreira começa a receber cerca de 30 mil pessoas por dia a partir desta segunda-feira (2/3). A construção tem 22,3 mil m² e é quatro vezes maior do que o antigo terminal.

O projeto de mobilidade urbana integra ônibus, pedestres e bicicletas, além da estrutura pronta no subsolo para receber trem de passageiros. O primeiro teste com a operação dos ônibus foi realizado neste domingo (1/3).

Dentro do Terminal Intermodal há 44 baias que vão receber ônibus de 66 linhas. Em termos de tecnologia, a construção conta com detectores de fumaça e câmeras de segurança.

O terminal urbano tem duas entradas para acesso dos pedestres. Uma fica na Avenida Tamandaré, no rumo da Catedral de Maringá e a outra na Avenida Horácio Raccanello.

Para passar por dentro do terminal com mais segurança, foram instalados semáforos para os pedestres.

Os ônibus vão entrar no terminal pelas avenidas Herval, Duque de Caxias e Tamandaré e as saídas são nas avenidas Horácio Racanello, Herval e Tamandaré. O bicicletário fica dentro do terminal, próximo do acesso da Avenida Horácio Raccanello.

Veja os mapas para se localizar no Terminal Intermodal

A recarga do Cartão Passe Fácil no Terminal Intermodal vai ser realizada nas duas edificações circulares, localizadas nas duas extremidades do terminal (uma próxima à Avenida Duque de Caxias e outra na Avenida Herval).

A tarifa para o transporte urbano permanece com o valor de R$ 4,30. Com o Cartão Passe Fácil, os usuários do transporte urbano são beneficiados com a integração com outras linhas, sem pagar outra passagem.

Cada linha tem um prazo estipulado de integração, como era feito anteriormente. Varia de 1h10 e 1h40, a depender das linhas. O transporte urbano também continua a oferecer o desconto de 50% para a integração com as linhas metropolitanas.

No mezanino, além de um espaço cultural, inicialmente haverá acesso somente para o administrativo da prefeitura, o Centro Controle Operação (CCO) da segurança privada e o acesso aos banheiros para os usuários do terminal.

Também há banheiros no térreo, um em cada extremidade, todos com acessibilidade e opção para deficientes.

A entrada para o piso superior a partir de domingo será somente pelo acesso 1, próximo da passagem pela Avenida Tamandaré.

Os outros dois acessos vão permanecer fechados e vão ser liberados somente após a inauguração do mezanino com a abertura das lojas e praça de alimentação.

O piso superior vai ter 14 lojas e 12 pontos na praça de alimentação. Mais dez quiosques,  seis no mezanino e quatro no térreo. A licitação para a contratação das operações ainda não tem prazo para ser realizada.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas