Conselho Nacional de Educação aprova transformação da UniCesumar em universidade

Por: - 21 de fevereiro de 2020
Vista aérea do campus da UniCesumar, em Maringá / Divulgação

O Conselho Nacional de Educação (CNE), com base em parecer do relator Sergio de Almeida Bruni, aprovou a transformação do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) em Universidade Cesumar (UniCesumar). A decisão também inclui a aprovação do Plano do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Estatuto da Universidade.

Com a decisão, Maringá passa a contar com duas universidades. O CNE também apontou algumas metas a serem cumpridas pela nova universidade.

Cabe à UniCesumar manter e fortalecer os programas e cursos de pós-graduação stricto sensu atualmente em funcionamento. Também há uma orientação para ampliar a atual oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e de doutorado.

Outra meta prevista é a de fortalecer os grupos de pesquisa já existentes e implementar política de absorção de docentes pesquisadores. Além disso, a UniCesumar vai precisar expandir o número de programas de extensão universitária, vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação.

O cumprimento das metas vai ser verificado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

A aprovação da criação da Universidade Cesumar (UniCesumar) foi publicada nesta sexta-feira (21/2) no Diário Oficial da União (DOU).

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.