APP-Sindicato realiza o 13º Congresso Estadual a partir desta segunda em Maringá

Evento segue até quarta-feira (29/1) e tem a expectativa de reunir 700 professores e funcionários da educação

  • A partir desta segunda-feira (27/1) a APP-Sindicato realiza no Fashion Hall, em Maringá, o 13º Congresso Estadual. Com o tema “Quem luta educa. A educação liberta!”, o objetivo da entidade é realizar um grande debate sobre a educação pública.

    O evento segue até quarta-feira (29/1) e tem a expectativa de reunir 700 professores e funcionários das escolas estaduais paranaenses e da rede de educação de muitos municípios.

    “A APP-Sindicato representa os trabalhadores em educação pública do Paraná, no ensino básico da rede estadual e mais 209 municípios paranaenses. Nós somos uma das maiores entidades sindicais do Brasil e o nosso Congresso Estadual é um espaço para apresentação de propostas para a educação pública e para reafirmar as posições políticas, educacionais e sindicais da entidade”, explica o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

    Entre os diversos assuntos que estarão em discussão, estão o fim da licença especial determinado pelo Governo do Paraná, alterações nas regras de aposentadoria, redução da hora-atividade, práticas antissindicais e o não pagamento da reposição salarial.

    Segundo o dirigente, as reformas propostas no âmbito do governo federal e que afetam os educadores também serão debatidas, assim como a aplicação do reajuste anual do piso nacional do magistério e a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    “Além destes assuntos, vamos debater ainda questões do cotidiano das escolas e dos educadores, inclusive dos aposentados. Temos observado um aumento expressivo do adoecimento da nossa categoria e o número de suicídio de professores no Paraná aumentou 15 vezes nos últimos anos. É preciso construir novas medidas em defesa do trabalhador da educação”, afirma o presidente.

    Nesta segunda-feira (27/1), a mesa de abertura ocorre a partir das 13h30 e vai ser seguida por uma explanação sobre a conjuntura nacional e internacional, debates e reuniões de grupos.

    A programação de terça-feira (28/1) inclui a apresentação de propostas e trabalhos em grupo. Na quarta-feira (29/1), último dia do Congresso, vai ser realizada a plenária final e uma assembleia estadual extraordinária.

    Comentários estão fechados.